Curta “Azar”, protagonizado pela atriz Soraya Ravenle, se passa em uma sexta-feira 13 de 1968, durante a ditadura militar (Foto: Divulgação)

O ex-aluno da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Gabriel Duarte, participa da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, com o curta “Azar”. O trabalho, roteirizado e dirigido por Duarte, será exibido na sub-mostra Foco Minas. A apresentação acontece neste domingo, dia 26, às 16h30, no Cine-tenda do Festival.

Formado em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, o roteirista e diretor afirma que o curta é fruto de estudos realizados na graduação, sobre estética, cinema e realismo contemporâneo, com o professor Nilson Alvarenga. “A equipe é majoritariamente composta por alunos, ex-alunos e até professores da Universidade – como é o caso do Nilson, que atuou como diretor de fotografia, e da Márcia Falabella, na preparação do elenco. A experiência foi enriquecedora não apenas em um aspecto artístico, como também profissional e acadêmico”, ressalta.

A obra se passa em uma sexta-feira 13 de 1968, durante a ditadura militar, e conta a história de Alice, mulher supersticiosa interpretada pela atriz Soraya Ravenle, que decide não sair de casa. A inspiração para a construção narrativa veio quando Duarte estava no Ensino Fundamental. “Em uma aula de história, a professora exibiu o filme ‘Zuzu Angel’. A história da estilista brasileira me impactou e foi de grande influência para o roteiro. Após a aula, pesquisei mais sobre o período da ditadura e acabei descobrindo que o AI-5 foi instituído em uma sexta-feira 13”, lembra Duarte.

Estreia
Em 2018, “Azar” foi selecionado para a Mostra Mercocidades, do Festival Primeiro Plano. Para Duarte, a Mostra teve um papel essencial na execução do filme, já que o roteiro participou do 1º Laboratório de Curtas Luzes da Cidade e acabou conquistando menção honrosa.

Formado pela Faculdade de Comunicação, o roteirista e diretor Gabriel Duarte (de branco) estreia no Festival de Tiradentes, após participar da Mostra Mercocidades e receber menção honrosa no 1º Laboratório de Curtas Luzes da Cidade  (Foto: Laura Santos)

“Estrear o filme em Juiz de Fora sempre foi uma prioridade. Em um momento como o atual, acredito ser essencial valorizar as iniciativas realizadas na cidade e também demonstrar como os estudantes da UFJF estão constantemente produzindo em termos culturais. Não existe lugar melhor para fazer isso do que em um festival internacional de cinema, realizado bem aqui, em Juiz de Fora”.

Duarte acredita que um dos aspectos mais valiosos das mostras de cinema é a troca de experiências. “É muito gratificante poder participar de um dos principais festivais do Brasil. Ainda mais considerando que ‘Azar’ é meu primeiro filme. Esse tipo de oportunidade oferece um ambiente único para conhecer pessoas das diferentes áreas envolvidas na produção cinematográfica”.

Mostra de Tiradentes
A Mostra de Cinema de Tiradentes é um dos maiores eventos do cinema brasileiro contemporâneo. A 23º edição começa nesta sexta, 24, e vai até 1º de fevereiro. Serão exibidos 113 filmes, divididos em 53 sessões de cinema. Toda programação é oferecida gratuitamente ao público.

A edição deste ano será norteada pela temática “A imaginação como potência”. A proposta é uma tentativa de ser propositivo diante de um cenário incerto, olhar adiante e enxergar na arte e na criação os caminhos possíveis para novos rumos.

Além da exibição de filmes, a programação conta com oficinas, seminários e debates, além da série Encontros com os Filmes. O Festival ainda apresenta a Mostrinha de Cinema e atrações artísticas para um público estimado em mais de 35 mil pessoas.

Mostra de Cinema de Tiradentes