Folia da Maú, no município de Leopoldina (foto: arquivo pessoal)

Uma tese de doutorado realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) investigou a trajetória de empoderamento de seis mulheres na manifestação artística e cultural da Folia de Reis, no município de Leopoldina- MG. A pesquisa foi desenvolvida por Andiara Barbosa Neder, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião.

Segundo Andiara, ficou constatado que existe historicamente uma relação entre a autonomia feminina e a chegada de religiões de matriz africana no Brasil, assim como um silenciamento histórico de mulheres no ambiente da Igreja Católica. Neste contexto, ela evidencia o número menor de manifestações catolicistas com liderança feminina, enquanto nas folias umbandistas já é crescente o quantitativo de mulheres à frente das ações.

A pesquisadora explica que as mulheres antes eram renegadas no cenário ritual. Hoje, atuam como líderes responsáveis por diversos grupos em Leopoldina e como folionas, sendo indispensáveis na continuidade da tradição. “É importante mostrar essas mulheres como líderes religiosas, sua capacidade como administradoras, tesoureiras, costureiras, cozinheiras e devotas, pois, propõe reflexões sobre o empoderamento feminino, que se faz urgente em um momento político onde a misoginia é legitimada” salienta Andiara.

O professor e orientador da pesquisa, Volney José Berkenbrock, reafirma a importância da tese. Ele destaca que o estudo se insere na grande temática da relação entre mulher, religião e sociedade. Na opinião do professor, a junção entre estes três elementos dá forma a um tema muito importante para as ciências humanas em geral, por mostrar dinâmicas sociais e religiosas que ocorrem ao longo do tempo.

Contatos:
Andiara Barbosa Neder – (Mestranda)
andiaraneder@yahoo.com.br

Volney José Berkenbrock – (orientador)
volney@itf.org.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. Volney José Berkenbrock – (Orientador- UFJF)
Profa. Dra. Sônia Regina Correa Lages – (UFJF)
Prof. Dr. Emerson José Sena da Silveira – (UFJF)
Prof. Dr. Rubens Silva – (UFMG)
Profa. Dra. Juliana Helena Gomes Leal – (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri)

Outras informações: (32) 2102-6321 Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião