Evento acontece nesta sexta-feira, 24, no Anfiteatro das Pró-reitorias (Imagem: Pixabay)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Núcleo de Atendimento Social da Faculdade de Engenharia (Nasfe), vai formalizar uma parceria técnica com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), representada pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania. A assinatura do termo, que acontece nesta sexta-feira, dia 24, às 14h30, no Anfiteatro das Pró-reitorias, pretende estabelecer uma mútua cooperação na área da extensão universitária voltada ao mapeamento de áreas em possibilidade de risco.

O professor e coordenador do Nasfe, Jordan Henrique de Souza, explica que o acordo visa a uma cooperação técnica entre a UFJF e a PJF no que tange às ações de mapeamento e atendimentos de Engenharia Pública. “Inicialmente, a atividade de extensão contempla uma cessão de dados cartográficos da Prefeitura para a UFJF, por meio dos quais serão realizados ajustes e atualizações. Na sequência serão desenvolvidas ações com a Defesa Civil municipal a fim de reorganizar o mapeamento de áreas de riscos, capacitando agentes públicos e ações de engenharia pública, atendendo moradores de baixa renda.”

Souza explica como a atuação do Núcleo será capaz de agregar valores a demandas da sociedade por meio da parceria. “O Nasfe, desde 2017, realiza diversos estudos de áreas suscetíveis a desastres naturais em virtude das demandas dos atendimentos junto à comunidade. Com a realização do acordo será possível aproximar ainda mais a comunidade de Juiz de Fora das atividades extensionistas do Nasfe, de forma a propiciar aos gestores públicos municipais uma ação mais efetiva nas demandas no município favorecendo uma estruturação de uma cidade mais resiliente aos desastres.”

Viés extensionista

A pró-reitora de Extensão Ana Lívia Coimbra avalia que o projeto, ao discutir a questão da moradia mais segura, reforça o esforço institucional da UFJF para melhoria da vida da população. “A Universidade tem trabalhado nos seus programas e projetos de extensão  com temáticas muito sensíveis e que dizem respeito à população de Juiz de Fora, como o direito à moradia, à saúde, à educação, que são reforçados quando nossos professores, TAEs e estudantes realizam ações para atender a esses direitos.”

Segundo Ana Lívia, a Universidade procura articular recursos financeiros e de pessoal para desenvolver projetos que seguem três eixos complementares. “O primeiro, de formação de estudantes que proporciona acesso ao tratamento de soluções sobre questões sociais; o segundo eixo é relação com a sociedade civil, para que possamos atender aos direitos das pessoas; e o terceiro, que se dá por meio das parcerias institucionais para que essas ações conjuntas potencializem as ações da Universidade e dos demais setores públicos, promovendo melhorias nos territórios onde a UFJF está inserida.”

Nasfe

Desde sua criação em 2008, o Núcleo de Atendimento Social da Faculdade de Engenharia realizou  283 atendimentos nas cidades de Juiz de Fora e atendimentos específicos de apoio às ações de defesa civil nas cidades de São Tiago, São Sebastião da Vargem Alegre, Rio Preto e Bicas.

Das tipologias de atendimento, destacam-se os levantamentos de dados para ação de usucapião (55% dos atendimentos) e projetos de engenharia civil em edificações (28%), além de vistorias técnicas (5%).

O Nasfe já desenvolveu atividades com o Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade de Direito da UFJF; com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais; com a Defesa Civil Municipal; com a Defesa Civil Estadual; e com a Escola Municipal Augusto Gotardelo e a Escola Municipal Tancredo Neves.

Outras informações: (32) 2102-3960 – Pró-reitoria de Extensão ou Nasfe