jardim botanico ufjf visita escolar foto raul mourao ufjf

Estudantes são acompanhados por monitores de educação ambiental (Raul Mourão/UFJF)

Por que um gavião se alimenta de caramujos? Por que formigas vivem em sociedade? Como fazer para evitar queimadas? Essas e outras inúmeras perguntas vêm à tona em visitas orientadas no Jardim Botânico da UFJF, destinadas a grupos escolares. Em 2020, as questões continuam. Para isso, professores interessados em levar suas turmas já podem agendar visitas ao Jardim.

O formulário online para a inscrição está disponível no site do Jardim Botânico, na seção Visitação. No total, são 56 vagas, distribuídas entre os dias 4 de fevereiro e 3 de abril.  A agenda para os meses seguintes será aberta posteriormente. Em 2019, o Jardim recebeu 8 mil estudantes e professores de 208 escolas.

As visitas escolares são realizadas de terça a sexta, no período da manhã, das 8h às 11h, ou no período da tarde, das 13h às 16h. Em cada turno, são atendidos até 45 alunos e mais 5 professores e acompanhantes. Há vagas para turmas desde o primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.

Cada escola poderá solicitar, no máximo, quatro visitas por período de agendamento. Quando esse número for extrapolado, serão consideradas apenas os quatro primeiros agendamentos. Essa medida é para garantir acesso a um maior número de instituições.

Educação ambiental

jardim botanico ufjf _ Raul Mourao UFJF (2)

Ao todo são cinco roteiros disponíveis neste remanescente de Mata Atlântica (Foto: Raul Mourão/UFJF)

As escolas poderão optar por um percurso livre ou escolher dentre cinco roteiros preparados pela equipe de educação ambiental. São eles: “Os grandes grupos vegetais”, “Diversidade vegetal e etnobotânica”, “Processos e relações ecológicas”, “Socioambientalismo” e “Mitos, heroínas e heróis brasileiros”. Em toda a caminhada pelo Jardim, as turmas são acompanhadas por monitores de educação ambiental, que são estudantes da UFJF.

De acordo com o diretor do Jardim Botânico, Gustavo Soldati, a visitação escolar é uma das principais atividades do espaço. “Os roteiros foram concebidos para estabelecerem diálogos com a sociedade, por meio de um processo educativo. Os cinco roteiros são baseados no projeto político-pedagógico do Jardim, que quer argumentar, com aspectos da flora local, das relações ecológicas, a importância da biodiversidade e das histórias locais”, afirma.

Orientações
Após o agendamento, será enviado ao e-mail cadastrado uma declaração anexa, que deverá ser impressa e assinada pela direção da escola. Esse documento apresenta, dentre outras informações, o consentimento da escola em relação aos seus compromissos e aos riscos da visita ao Jardim Botânico, inerentes a espaços abertos e de mata.

Desse modo, a Direção solicita a leitura das recomendações para visitação antes de agendar a visita, pois a escola deve declarar seu consentimento. A entrega da declaração na portaria do Jardim é condição obrigatória para a visita.

Roteiros disponíveis

jardim botanico ufjf _ Raul Mourao UFJF (3)

Agendamento de visitas é todo on-line com acesso pelo site do Jardim (Foto: Raul Mourão/UFJF)

Os grandes grupos vegetais: Com foco nos grupos vegetais, esse roteiro busca apresentar e analisar a diversidade do jardim. Os pontos de visitação destacam as características morfológicas, ecológicas e evolutivas, além da importância econômica das espécies presentes no percurso. Assim, este roteiro estabelece um diálogo direto com os temas lecionados nas escolas, funcionando como um instrumento complementar de ensino aos professores.
Sugestão etária: a partir de 12 anos.
Tempo estimado: uma hora.

Diversidade vegetal e etnobotânica: Esse roteiro explora a diversidade vegetal e os saberes populares associados a tais recursos. Para além dos nomes científicos e populares das espécies, o roteiro enfoca principalmente os saberes indígenas, quilombolas, campesinos e tradicionais. Os pontos de visitação desmistificam os saberes “não acadêmicos” como sendo inferiores.
Sugestão etária: livre.
Tempo estimado: três horas.

Processos e relações ecológicas: A diversidade vegetal não é algo estático, pelo contrário, as espécies se relacionam de diferentes maneiras. O roteiro explora as relações entre as espécies como uma constante alteração, revelando processos intrigantes como o mutualismo, o parasitismo e a competição.
Sugestão etária: a partir de 10 anos.
Tempo estimado: duas horas.

Socioambientalismo: Com foco crítico nas questões históricas, políticas e econômicas da relação entre sociedade e natureza, o roteiro propõe um debate relacionado aos conceitos e estruturas sobre o meio ambiente. Nas discussões propostas, que buscam desmistificar discursos hegemônicos, temas como as reais causas da perda da biodiversidade e a importância da agricultura familiar.
Sugestão etária: a partir de 12 anos.
Tempo estimado: três horas.

Mitos, heroínas e heróis brasileiros: Como uma forma de resgate e valorização da cultura nacional, o roteiro foca nos mitos, heroínas e heróis populares da nossa história. Para além de relatos ou causos, há a preocupação de discutir temas fundamentais a uma sociedade mais justa, respeitosa e igualitária, como feminismo, racismo e etnocídio.

Sugestão etária: livre.
Tempo estimado: à escolha do visitante.

Roteiro livre
Neste roteiro, os monitores do Jardim Botânico guiam o grupo de visitantes em percurso não definido, atendendo suas possíveis expectativas que surjam com sua interação com os elementos do local. Sugestão etária: livre.
Tempo estimado: à escolha do visitante

Outras informações:
ufjf.br/jardimbotanico