A ex-aluna da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Bianca Oliveira, integra a equipe de produção de “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa, um dos cinco filmes indicados ao Oscar na categoria “Melhor Documentário”, pela Academia de Cinema de Hollywood. 

Assistente de montagem do filme, Bianca começou sua trajetória na Faculdade de Comunicação (Facom) da UFJF, onde cursou Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo. Segundo ela, foram as disciplinas dos professores Nilson Alvarenga, da Facom, e Alfredo Suppia, do Instituto de Artes e Design (IAD), que fomentaram seu interesse pelo cinema. 

Bianca Oliveira, primeira a direita, junto com parte da equipe de montagem do documentário (Foto: Arquivo pessoal Bianca Oliveira)

Ainda durante a graduação, a ex-aluna, através do Programa de Intercâmbio da UFJF, cursou, durante um ano, disciplinas de audiovisual, na Universidad de Salamanca, na Espanha. “Parti em busca de formações complementares, mas a fagulha inicial se deu nesse meu período de Facom, e por isso sou bastante grata”, conta. 

Após concluir o curso, estudou Montagem na Escola Darcy Ribeiro de Cinema, e fez pós-graduação em Documentário na Fundação Getúlio Vargas.

No filme indicado ao Oscar, ingressou como assistente de montagem – área em que atua há 4 anos –, ao lado da montadora Jordana Berg. Durante os 18 meses dedicados ao documentário, Bianca passou por uma fase intensa de esforço e aprendizado diário. “Tive a oportunidade de trabalhar com uma equipe formada por alguns dos montadores mais respeitados do país e formei parcerias que vou carregar para toda a vida.” 

A grandiosidade da produção foi um desafio, já que as horas de material bruto para preparo eram extensas, devido aos acontecimentos políticos sucessivos. Segundo a montadora, quem fazia a assistência teve muito trabalho para cobrir tanta demanda. Atualmente, ela monta seu primeiro longa-metragem, que é também um documentário. 

A indicação
O filme, lançado no Festival de Sundance em 24 de janeiro de 2019 e distribuído pela Netflix em 19 de junho do mesmo ano, ganhou grande reconhecimento fora do país. Veículos como “The New York Times”, “The Guardian” e “The Hollywood Reporter” publicaram críticas positivas ao longa, classificado pelo The New York Times como “absolutamente vital”. 

Para Bianca, a indicação é um reconhecimento pelo esforço da diretora e toda a equipe, além de representar visibilidade internacional ainda maior para uma obra de qualidade indiscutível e que carrega mensagem de forte impacto. A esperança é que o documentário ganhe ainda mais espaço entre os próprios brasileiros: “Culturalmente temos um péssimo hábito de menosprezar o cinema nacional e acredito que essa indicação possa despertar o público para o valor do nosso produto cinematográfico”, ressalta. 

A cerimônia do Oscar 2020 acontece no dia 9 de fevereiro.