A Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora (Editora UFJF) divulgou na segunda-feira, 6, cinco novos editais de seleção para 2020. Dentre os documentos, há oportunidades de publicação de novos originais; recepção de obras em fluxo contínuo com financiamento externo; apoio à publicação de livros didáticos para o ensino de graduação; organização de selos editoriais para a publicação de livros digitais de distribuição livre; e seleção de parceiros de conteúdos e criação.

A Editora UFJF é um órgão suplementar vinculado à Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) com a missão de estimular e promover o desenvolvimento do ensino e da pesquisa, e destaca-se pelo apoio à produção literária da própria Universidade e de toda a comunidade científica. 

Para seleção de novos originais para publicação, a Editora receberá obras individuais e/ou coletâneas de textos de perfil acadêmico (científico, técnico ou artístico) de todas as áreas do conhecimento, provenientes de professores e pesquisadores da UFJF ou de outras instituições, nacionais e internacionais, de ensino superior e de pesquisa. Os textos apresentados deverão ser inéditos, não sendo aceitas propostas de reedição. O período para submissão de originais termina no dia 30 de abril e o resultado da seleção de originais será divulgado no dia 31 de agosto. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail originais.editora@ufjf.edu.br, pelo envio do formulário de submissão de obras, disponível para download através do link junto com os demais itens listados no edital.

A recepção de obras em fluxo contínuo e com financiamento externo tem como objetivo o apoio à publicação de livros financiados por Programas de Pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora ou por agências de fomento e/ou fundações. As obras propostas devem pertencer a programas de pós-graduação da UFJF e serem resultantes de pesquisas de docentes e discentes, ou ainda por pesquisadores internos ou externos à instituição que possuam financiamento de agências de fomento e/ou fundações para publicação de livros. 

A submissão espontânea de obras para publicação deverá ocorrer semestralmente dentro dos seguintes prazos: até 28 de fevereiro para obras a serem produzidas no segundo semestre do ano de entrada e até 31 de julho para obras a serem produzidas no primeiro semestre do ano seguinte. O edital completo pode ser conferido através do link. Confira o edital na íntegra.

O edital de apoio à publicação de livros didáticos para o ensino de graduação tem como objetivo a publicação de livros didáticos que tenham o potencial de se tornarem livros-texto de disciplinas constantes de currículos de cursos de graduação da UFJF. As obras propostas deverão ser encaminhadas à Editora UFJF, através do e-mail editora@ufjf.edu.br, e devem pertencer a docentes da UFJF com experiência no ensino da disciplina para a qual o livro se destina. O edital completo pode ser conferido através do link.

A inscrições para a seleção de novos parceiros estão abertas no período de 6 de janeiro a 30 de abril. Podem se candidatar produtores de conteúdo de quaisquer mídias (Facebook, Twitter, Instagram, Blog, YouTube, Podcasts, impressos) que tenham como foco postagens sobre literatura e/ou alguma área de conhecimento específica. Os parceiros receberão livros publicados pela Editora UFJF relacionados à sua temática e deverão criar conteúdos a partir deles. Os critérios de seleção estão relacionados à adequação dos conteúdos à linha editorial e ao público da Editora UFJF, à qualidade do conteúdo, à influência, levando em conta o nível de engajamento do público com o conteúdo, e à frequência de postagem. O resultado será disponibilizado no dia 10 de maio, a partir das 14h no site da editora e nas redes sociais. Confira o edital completo.

O edital de criação e organização de selos editoriais para a publicação de livros digitais (e-books) de distribuição livre está com as inscrições abertas até o dia 30 de abril de 2020. As solicitações de criação de selos editoriais deverão ser encaminhadas ao Conselho Editorial através do e-mail editora@ufjf.edu.br. Poderão apresentar ao Conselho Editorial da Editora UFJF solicitação de criação de selos editoriais as Pró-reitorias e seus órgãos complementares, as Unidades Acadêmicas, os Programas de Pós-graduação e os Grupos de Pesquisa e de Inovação registrados junto ao CNPq, certificados pela Propp/UFJF e devidamente instalados dentro da UFJF. Confira o edital completo. 

A relação dos editais abertos em 2020 bem como os documentos e formulários de apoio podem ser encontrados no site da Editora UFJF.