Integrantes da UFJF-GV, da Prefeitura e da escola participaram da inauguração. (Foto: Dante Rodrigues)

A manhã desta sexta, 20, foi de comemoração entre os estudantes da Escola Municipal Dom Bosco e a comunidade de Xonin de Cima, distrito de Governador Valadares. Integrantes do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), da Prefeitura e da Secretaria de Educação se reuniram para a reinauguração da escola, um projeto coletivo que reforça a inserção social da Universidade na comunidade de Governador Valadares e região.

Professora Raquel Berger durante atividade na escola. (Foto: Dante Rodrigues)

As atividades foram realizadas pelos integrantes do programa de extensão multidisciplinar Primeira Infância: transformando vidas com saúde, educação e lazer, que idealizaram uma campanha para arrecadação de livros em GV. O projeto, coordenado pela docente Schirley Policário, do Departamento de Ciências Contábeis, arrecadou cerca de 600 obras infantis, que foram utilizadas para a construção da biblioteca da escola.  “O projeto tem o objetivo de transformar vidas, e vai atender tanto os alunos quanto a comunidade. Esse programa de extensão está alinhado com os objetivos da Universidade junto à comunidade”, explicou a professora Raquel Berger, que integra a equipe.

Crianças participaram da atividade. (Foto: Dante Rodrigues)

Ainda segundo a docente, a iniciativa contou com o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Educação, que “fizeram o link entre a escola e a Universidade, abrindo portas para que a gente consiga aplicar esse projeto em outras escolas. Esperamos conseguir, como instituição, transformar vidas”.

Secretário municipal de Educação durante inauguração da biblioteca. (Foto: Dante Rodrigues)

A intenção de expandir a ação para outras escolas é compartilhada pelo secretário municipal de Educação de GV, José Geraldo Prata. “Temos novas propostas de outras escolas. Essa parceria e a inserção da Universidade na comunidade são extremamente importantes para nós, para dar essa dignidade ao distrito”, relatou.

Prefeito André Merlo participou da atividade. (Foto: Dante Rodrigues)

De acordo com o prefeito de Governador Valadares, que esteve presente na atividade, a parceria com a UFJF-GV é fundamental. “Estamos felizes porque traz dignidade de espaço para as crianças e incentiva a leitura. Agradecemos muito à UFJF-GV por estar nos apoiando com a educação infantil no nosso município”, pontuou André Merlo.

Diretora da escola comemora parceria e destaca resultados do projeto. (Foto: Dante Rodrigues)

Elogios foram feitos, também, pela diretora da Escola Municipal Dom Bosco, Suzete Oliveira. Para ela, os integrantes do projeto “vieram somar, agregar conhecimento e sabedoria aos servidores e às crianças”. Além da biblioteca e do espaço de leitura, a escola recebeu reformas para melhor atender os estudantes e os funcionários.

“O projeto é um meio de demonstrar a importância da Universidade na comunidade, não só na formação acadêmica mas também social”, destacou o estudante do 9º período de Administração, e integrante do projeto, Steylon Silva. Para o discente, as ações reforçam a importância da Universidade no campo social, na vida comunitária, e, representam um meio de contribuir e servir a comunidade enquanto aluno.