A manhã desta sexta, 20, foi de comemoração entre os estudantes da Escola Municipal Dom Bosco e a comunidade de Xonin de Cima, distrito de Governador Valadares. Integrantes do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), da Prefeitura e da Secretaria de Educação se reuniram para a reinauguração da escola, um projeto coletivo que reforça a inserção social da Universidade na comunidade de Governador Valadares e região.
As atividades foram realizadas pelos integrantes do programa de extensão multidisciplinar Primeira Infância: transformando vidas com saúde, educação e lazer, que idealizaram uma campanha para arrecadação de livros em GV. O projeto, coordenado pela docente Schirley Policário, do Departamento de Ciências Contábeis, arrecadou cerca de 600 obras infantis, que foram utilizadas para a construção da biblioteca da escola. “O projeto tem o objetivo de transformar vidas, e vai atender tanto os alunos quanto a comunidade. Esse programa de extensão está alinhado com os objetivos da Universidade junto à comunidade”, explicou a professora Raquel Berger, que integra a equipe.
Ainda segundo a docente, a iniciativa contou com o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Educação, que “fizeram o link entre a escola e a Universidade, abrindo portas para que a gente consiga aplicar esse projeto em outras escolas. Esperamos conseguir, como instituição, transformar vidas”.
A intenção de expandir a ação para outras escolas é compartilhada pelo secretário municipal de Educação de GV, José Geraldo Prata. “Temos novas propostas de outras escolas. Essa parceria e a inserção da Universidade na comunidade são extremamente importantes para nós, para dar essa dignidade ao distrito”, relatou.
De acordo com o prefeito de Governador Valadares, que esteve presente na atividade, a parceria com a UFJF-GV é fundamental. “Estamos felizes porque traz dignidade de espaço para as crianças e incentiva a leitura. Agradecemos muito à UFJF-GV por estar nos apoiando com a educação infantil no nosso município”, pontuou André Merlo.
Elogios foram feitos, também, pela diretora da Escola Municipal Dom Bosco, Suzete Oliveira. Para ela, os integrantes do projeto “vieram somar, agregar conhecimento e sabedoria aos servidores e às crianças”. Além da biblioteca e do espaço de leitura, a escola recebeu reformas para melhor atender os estudantes e os funcionários.
“O projeto é um meio de demonstrar a importância da Universidade na comunidade, não só na formação acadêmica mas também social”, destacou o estudante do 9º período de Administração, e integrante do projeto, Steylon Silva. Para o discente, as ações reforçam a importância da Universidade no campo social, na vida comunitária, e, representam um meio de contribuir e servir a comunidade enquanto aluno.