Professores brasileiros e estrangeiros que queiram oferecer cursos na segunda edição do Global GV já podem fazer suas inscrições até o dia 17 de janeiro. Organizado pela Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (DRI/UFJF), o evento a ser realizado no campus GV, entre os dias 20 e 31 de julho, tem como objetivo oferecer aos estudantes de graduação e pós-graduação da UFJF-GV a experiência de participar de atividades de internacionalização a partir da possibilidade de frequentar aulas em outros idiomas, conhecer professores e estudantes estrangeiros e desenvolver trabalhos em colaboração.

Além de possibilitar ao estudante brasileiro a experiência da internacionalização na instituição, o Global GV buscará ajudar a divulgação da UFJF-GV, assim como de seus cursos e produções acadêmicas para o exterior.

Inscrições para a oferta de cursos

A Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) publicou o Edital de recepção de propostas destinado ao financiamento da vinda de professores estrangeiros, enquanto a DRI abriu o formulário para inscrição de propostas, que se destina aos professores brasileiros (da UFJF, de outras Instituições de Ensino Superior e mesmo de estrangeiros), porém sem financiamento.

Para a inscrição ao Edital, serão recepcionadas para avaliação as propostas que indiquem professores vinculados a instituições de ensino, pesquisa, inovação ou similares no exterior, em todas as áreas do conhecimento, cujas formações e experiências representem uma contribuição inovadora aos programas de pós-graduação da Universidade. É necessário que a indicação do professor estrangeiro seja feita por um professor da UFJF pertencente a um programa de pós-graduação.

Os professores da UFJF, assim como de outras instituições de ensino superior do Brasil, e mesmo estrangeiros (sem apoio financeiro) podem inscrever suas propostas de cursos para o Global GV por meio do formulário divulgado pela DRI e disponível aqui. Cabe ressaltar que professores estrangeiros e/ou de outras instituições devem indicar docentes da UFJF como proponentes e anfitriões. A proposta deverá conter também o título e a breve ementa do curso sugerido, escritos no idioma em que será ministrado.

Há ainda a possibilidade de os cursos serem oferecidos por professores parceiros através de videoconferência. Neste caso, um professor da UFJF deve ser o proponente e estar presente no momento do curso.

(32) 2102-3785 – Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa

(32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais