Alezandre Pereira, Tâmara Lessa, Michelle Flores e Elmir Santos (Foto: Divulgação Forum da Cultura)

Encerrando a programação de 2019 o Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe nesta sexta-feira, dia 20, às 19h30, no teatro, um concerto de música erudita, com participação especial do Coral da UFJF, prestigiando artistas juiz-foranos e com entrada franca. A celebração é uma homenagem ao encerramento do ano do centenário (1919-2019); à diversidade; ao sucesso dos eventos realizados no Forum da Cultura durante o ano; à conclusão da obra do muro de contenção; e à restauração dos vitrais do casarão.

Ao longo do ano foram realizadas apresentações de música de câmara na Galeria de Arte e Concertos de Outono do Forum da Cultura, que atraíram centenas de pessoas para o local nas manhãs de domingo. O Projeto deve ser mantido em 2020. Além disso, o espaço recebeu as tradicionais mostras de pintura, fotografia, escultura, entre outras. A programação da casa contou, ainda, com mostras no Museu de Cultura Popular e apresentações teatrais do Grupo Divulgação. 

O evento desta sexta-feira tem por objetivo aproximar ainda mais população, patrimônio e Universidade, ampliando o leque de atividades do espaço, indo além das mostras artísticas e espetáculos teatrais, consolidando-se como um espaço para a divulgação da música produzida pelos artistas locais, a maior parte deles, formada pela UFJF.

No concerto, irão se apresentar Michelle Flores (soprano); Tâmara Lessa (mezzo-soprano); Alexandre Pereira (tenor); Elmir Santos (barítono); e Letícia Villela (pianista), com apresentação de música erudita brasileira e internacional. Haverá também um repertório surpresa por parte do Coral da UFJF. A apresentação terá cerca de 50 minutos de duração e pretende criar uma experiência única para os presentes. A entrada é franca, sujeita à capacidade do local.

Os artistas

Alexandre Pereira

Iniciou seus estudos musicais em 2000, como coralista e, em 2006, como cantor solista. Seus trabalhos mais recentes incluem o concerto de encerramento do XVIII Festival Pró-Musica (julho de 2017), com as obras “Lamento della Ninfa” e “Il ballo delle Ingrate”, ambas de Claudio Monteverdi (direção de Henrique Passini). Em julho de 2018 interpretou o personagem Titiro na Zarzuela “Vendado és amor, no és ciego”, de José de Nebra (direção de Henrique Passini) e em dezembro desse ano interpretou o protagonista Eneas, da ópera “Dido e Eneas”, de Henry Purcell. O cantor também já atuou em projetos de Teatro Musical com o “Grupo Quem Sou Eu” e com o núcleo de dança “Corpus”, projeto “Operando”, sob regência de Victor Cassemiro, além de importantes projetos de música popular, como o show “Eles e a Marrom”, com Marcus Amaral, e a “Radionovela: Olhar de Paixão”, com Taysa Ferreira. Sempre busca aprimorar seus estudos em técnica e repertório, seja no estilo erudito ou no popular. Atualmente, cursa o bacharelado em Música na UFJF, sob orientação da soprano Luane Voigan.

Tâmara Lessa

Cantora, graduanda em Música pela UFJF, trabalha há mais de 20 anos profissionalmente com música nas suas mais diversas formas. Gravou produziu e arranjou artistas locais. De 2009 a 2014, como vocalista da banda Mithra, trouxe o rock clássico em canções autorais e tributos.  Atualmente, coordena o projeto Orfeu, para o qual. Escreveu o musical “Finorium S/A”, apresentado no auditório do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF e no Teatro Paschoal Carlos Magno em julho e agosto . Recentemente, o Projeto Orfeu apresentou a Ópera Dido e Enéas, na qual Tâmara Lessa interpretou a Rainha Dido, em duas apresentações, uma no Cine-Theatro Central e outra no Museu Mariano Procópio.

Letícia Villela

Iniciou seus estudos musicais ao ingressar no Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano. Foi aprovada para a classe de piano da Bituca, Universidade de Música Popular. Graduou-se em piano pela UFJF onde, como bolsista, atuou como pianista acompanhadora. Atuou, também como pianista acompanhadora, no Coral Vox Gloriae, no Coral Pró-Música/UFJF e no Coral Cesama e, atualmente, rege o Coral da Comunidade Luterana de Juiz de Fora, no qual também atua como pianista e organista.

Elmir Santos 

Formado em canto lírico no curso de Música da UFJF. Durante o curso, o barítono passou a fazer parte do Coral da UFJF, grupo sediado no Forum da Cultura. Estudou violino e chegou a se formar também em piano no conservatório. Mas a paixão de verdade sempre foi o canto. Em 2007, passou a frequentar o curso de canto da Bituca – Universidade de Música Popular, em Barbacena. Atualmente é vocalista da banda Zé do Black, com repertório voltado para a black music e dá aulas de canto e preparação vocal.

Michelle Flores

Aluna do curso de bacharel em canto lírco na UFJF e técnica em violão pelo Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano. Atualmente é professora (particular) de teoria musical e professora de violão na Escola de Artes Estação Palco (JF). Também integra a Orquestra de Violões Haidée França Americano como violonista e cantora, Solista do Coral do Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano e integrante do Coro Municipal de Juiz de Fora. Atua como cantora lírica e popular em casamentos, festas de 15 anos, confraternizações e outros eventos.

O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF) 

forumdacultura@gmail.com