Formandos devem chegar com uma hora e meia de antecedência e estar sem pendência no cadastro da Biblioteca Central (Foto: Alexandre Dornelas)

A Colação de Grau Unificada do segundo semestre letivo de 2019 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) acontecerá nos próximos dias 18 e 19, quarta e quinta-feira, além do dia 29 de janeiro de 2020, voltada aos ciclos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). As cerimônias acontecerão no Cine-Theatro Central, contando com a participação de estimadamente 1.096 alunos. 

O professor e diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra, explica que a colação unificada representa a consolidação do compromisso que a Universidade tem com a garantia de direitos iguais a todos os estudantes. “Em uma universidade como a nossa, onde existe um compromisso muito forte com a inclusão, com a acessibilidade e o respeito à diversidade, a colação surge como um momento importante e solene. Nós tentamos realizar a melhor formatura possível, sendo igual para todos e não possuindo distinção por fundo de formatura ou outros fatores, por exemplo.” 

Segundo a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões, a colação de grau é o encerramento de um ciclo que começa antes mesmo da matrícula dos formandos. “Para a Pró-reitoria de Graduação, a colação de grau é um momento de culminância do nosso trabalho. Nós atuamos desde o ingresso do aluno, passando por sua matrícula e desempenho acadêmico, acompanhando todo o seu desenvolvimento até o final, na colação. Dessa forma, é um momento em que fechamos esse ciclo que começou lá atrás. Nós enxergamos a colação de grau com muito cuidado, carinho, alegria e atenção, já que é um evento que nos exige muita importância e antecedência. É o momento em que, além de apresentarmos novos profissionais à sociedade, mostramos o que temos produzido e reforçamos a necessidade desse ensino superior público, gratuito e de qualidade.”

A coordenadora de Cerimonial e Eventos da UFJF, Ana Paula Dutra, é responsável por auxiliar uma equipe de 30 pessoas na organização do evento, composta tanto por bolsistas do Cerimonial quanto da Central de Atendimento. “Nos meses de planejamento, são discutidas questões que envolvem todo o planejamento do evento, como orientação dos formandos, decoração, música, atrações, formatos de entrada, entre outros. A intenção é oferecer a oportunidade para todas as pessoas que queiram de fato participar”, ela explica. 

Entre outras orientações, Ana Paula ressalta a chegada com antecedência de uma hora e meia; a necessidade de regularizar a situação na Biblioteca Central até o dia 13 de dezembro, sanando multas e devoluções; e a posse do documento de “Nada Consta” no dia da colação. A coordenadora também para a possibilidade de solicitar atendimento especial para formando e/ou convidado pelo e-mail ou telefone do Cerimonial e sobre a redistribuição dos convites que sobrarem no dia 17, entre as 17h e 18h, por ordem de chegada na Diretoria de Imagem. 

Apenas cursos EAD podem fazer a retirada de convites na hora do evento, no Cine-Theatro Central. A entrega dos convites não garante a participação do formando da colação: o aluno precisa estar apto (caso necessário, é possível verificar a situação na coordenação). 

Outras informações: cerimonial@ufjf.edu.br