Obra em cerâmica pintada, da artista Vera Lúcia, de Juiz de Fora-MG (Foto: Divulgação)

Encerrando as atividades do ano de 2019, o Museu de Cultura Popular do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre a tradicional mostra “Presépios” nesta terça-feira, dia 17.  As visitações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, até 10 de janeiro de 2020. A entrada é gratuita.

Celebração do Natal

A mostra reúne obras de artesãos brasileiros e estrangeiros que, por meio de múltiplas técnicas e materiais, representam o nascimento de Jesus, instigando nos visitantes reflexões sobre fraternidade e amor ao próximo.

“Presépios” é composta por cerca de cem obras, confeccionadas em materiais como cerâmica, tecido, palha de milho e bananeira, saco de aninhagem, conchas, entre outros. São representações icônicas do momento eternizado em épocas natalinas que demonstram, de forma peculiar, especificidades e características regionais e identitárias traduzidas por seus criadores. O acervo exposto conta com obras de países como Itália, Chile, Peru, Equador, Bolívia e Angola.  

Presépio confeccionado com bolas de gude, do artista Cícero Campos, de Divinópolis-MG (Foto: Divulgação)

 Museu de Cultura Popular

Com mais de três mil peças em acervo, o Museu de Cultura Popular oferece exposições mensais com estatuárias, peças de crenças religiosas e cerâmicas, brinquedos populares, entre outras peças de culturas nacionais e estrangeiras. A delicadeza e a originalidade das obras e utensílios expostos regularmente neste espaço despertam o interesse, encantam e fazem sonhar adultos e crianças, proporcionando uma janela para tradições populares em transformação.

O Forum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro da cidade.

Outras  informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF)

forumdacultura@gmail.com