Cecília Fajardo: “Aprendemos a primeira e mais importante lição de nossos pais: a de que a educação e o conhecimento nos tornam seres humanos livres e socialmente melhores” (Foto: Rodrigo Milanni)

Dos seis filhos de Maria Aparecida e Sebastião Luiz, a aluna Cecília Maria Costa Fajardo Pandelot, graduanda de Música (bacharelado em Canto), é a quinta a se formar pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Com três de seus irmãos atuando profissionalmente na Instituição, Cecília será a primeira aluna a receber seu diploma das mãos de três familiares servidores da UFJF durante a colação de grau. 

Família

Entre os seis irmãos, existem graduações em Serviço Social, Letras, Artes, Jornalismo e, agora, Música. Três desses filhos ─ Lícia Maria, Sônia Maria e Luís Cláudio ─ escolheram a própria Universidade Federal de Juiz de Fora para seguirem suas carreiras e vidas, hoje integrando o corpo docente e técnico da instituição. A segunda geração também já se faz presente na academia: duas netas já se graduaram (em Engenharia Civil e Arquitetura) e um neto atualmente cursa Engenharia Ambiental. 

Segundo Cecília, “a Universidade Federal de Juiz de Fora concretizou o sonho de nossos pais de que nos educássemos, visando a não apenas o nosso aprimoramento pessoal, mas também ao nosso crescimento como cidadãos atuantes na vivência e na transmissão de valores que tornem a sociedade mais justa e igualitária. A UFJF passou a ser também a nossa casa.”

Quem são?

Lícia Maria Costa Fajardo Cerqueira, irmã de Cecília, é auxiliar de laboratório no Colégio de Aplicação João XXIII. Lícia atua na conservação das coleções e do acervo do Laboratório de Ciências da instituição, assim como na preparação e acompanhamento das aulas práticas. Na pesquisa, seus projetos visam a aliar práticas laboratoriais ao ensino teórico na educação básica. Também promove oficinas para a comunidade externa, principalmente pais de alunos, abordando temas como consumo consciente, reaproveitamento e reciclagem de materiais. 

Sônia Maria Costa Fajardo, também irmã de Cecília, é secretária executiva na Diretoria de Relações Internacionais. Após colar grau em Letras em 1991, retornou à Universidade Federal de Juiz de Fora em 2012 como secretária executiva e em 2014 começou seu Mestrado em Estudos Literários. Sônia atua na recepção e ambientação de alunos francófonos (que falam francês) oriundos da África, Ásia e América Latina, contribuindo na internacionalização e diversificação do cenário acadêmico.

Luís Cláudio Costa Fajardo, irmão de Cecília, é professor do Departamento de Artes no Instituto de Artes e Design (IAD). Após se formar, esteve presente na UFJF durante seu Doutorado em Estudos Literários, atuando como professor substituto e finalmente como docente, em 2013. Hoje, Luís Cláudio leciona disciplinas ligadas à interface entre Design Gráfico, além de História do Design. Suas pesquisas são voltadas para as relações do Design Gráfico e a reprodução de cópias, e ao design de jogos de tabuleiro. 

Entrega de diplomas

“Receber o diploma das mãos de meus irmãos possui, para mim, o significado profundo de que aprendemos a primeira e mais importante ‘lição’ dada a nós por nossos pais: a de que a educação e o conhecimento nos tornam seres humanos livres e socialmente melhores”, diz Cecília. 

A estudante conta que, entre as lições que aprendeu durante o convívio com seus irmãos, a responsabilidade pelo engajamento na luta pela educação pública e acessível foi a mais importante delas. “Aprendi a ver e a acreditar na Universidade como agente gerador e propagador não só de conhecimento, mas de liberdade, cultura, evolução e respeito à diversidade. Sua missão é perfectível através da interdisciplinaridade dos conteúdos na formação dos profissionais e cidadãos, e da troca de saberes com a sociedade, em processo contínuo e permanente.”

A Colação de Grau Unificada do segundo semestre letivo de 2019 da Universidade Federal de Juiz de Fora acontecerá nos próximos dias 18 e 19, quarta e quinta-feira, além do dia 29 de janeiro de 2020, quando graduam os estudantes dos ciclos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). As cerimônias acontecerão no Cine-Theatro Central, contando com a participação estimada de 1.096 alunos.

Outras informações: (32) 2102-3970 – Diretoria de Imagem Institucional