Da esquerda para a direita: professora Sandra Aparecida Faria de Almeida, mestranda Fernanda de Abreu Reiff e professora Patrícia Nora de Souza Ribeiro (foto: arquivo pessoal)

Uma dissertação realizada no Programa de Pós-graduação em Linguística, da Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF), avaliou como as novas tecnologias e o letramento digital podem contribuir para a formação de professores. A pesquisa foi desenvolvida por Fernanda de Abreu Reiff, com graduandos da Faculdade de Letras da UFJF, em particular da disciplina “Oficina VIII – uso das novas tecnologias no ensino de língua estrangeira”.

Fernanda revela que os docentes em formação ficaram tão envolvidos que produziram um jogo de RPG para o ensino de língua inglesa. Segundo ela, também foi criado um material voltado para alunos surdos, que auxilia professores de Libras a romper as barreiras dos contextos escolares, nos quais, na maioria das vezes, não há preparo para atender aos deficientes auditivos.

A pesquisadora acrescenta, ainda, que os alunos da disciplina já atuam em sala de aula no dia-a-dia profissional de escolas e, diante das experiências vividas, apresentaram dificuldades que enfrentam onde lecionam. Entre elas, pontua Fernanda, destacam-se escolas sem internet ou laboratórios com poucos computadores em funcionamento; professores sem habilidades com tecnologia; baixos salários dos docentes, o que os levam a atuar em mais escolas e os impedem de explorar as ferramentas, elaborar aulas voltadas para o interesse das turmas, principalmente em relação ao ambiente digital.

Para Fernanda, a dissertação é importante para refletir  sobre as práticas pedagógicas, a fim de oferecer suporte à formação de professores na integração com o ambiente digital. “O docente em formação precisa ter uma postura ativa diante da tecnologia, para que possa selecionar recursos de conhecimento com fins educacionais para os alunos , ressignificando a utilização de um artifício que pertence à realidade social deles, a fim de proporcioná-los a construção e produção de aprendizado” destaca.

A professora orientadora, Patrícia Nora de Souza Ribeiro, reafirma a relevância do trabalho para o ambiente acadêmico e para a sociedade. Segundo ela, a pesquisa salienta a relevância da alteração nos currículos acadêmicos, principalmente nos cursos de licenciatura, para que se possa impulsionar o desenvolvimento do letramento digital no ensino, na tentativa de acompanhar a transformação da sociedade contemporânea.

Contatos:
Fernanda de Abreu Reiff
fernandareiff@yahoo.com.br

Patrícia Nora de Souza Ribeiro
patnora.souza@gmail.com

Banca Examinadora:
Profa. Dra. Patrícia Nora de Souza Ribeiro – (orientadora – UFJF)
Profa. Dra. Sandra Aparecida Faria de Almeida – (UFJF)
Profa. Dra. Patrícia Vasconcelos Almeida –  (Universidade Federal de Lavras)

Outras Informações: (32) 2102-3911 – Programa de Pós-Graduação em Linguística