A premiação anual recebe o nome do presidente Juscelino Kubitschek que, em 1960, assinou o decreto de criação da UFJF  (Foto: Alexandre Dornelaas)

A maior honraria concedida pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – a Medalha Juscelino Kubitschek de Oliveira – será entregue, na próxima sexta-feira, dia 13. A cerimônia ocorrerá às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm).Como forma de agradecimento e reconhecimento, serão homenageadas 26 personalidades que contribuíram para a consolidação da instituição e o desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da extensão.

Segundo o diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra, a homenagem ratifica a centralidade das instituições de ensino públicas no país. “A Medalha JK é o reconhecimento a pessoas que fizeram – ou que passaram pela UFJF – algo que demonstra a relevância de uma Universidade pública, gratuita e de qualidade. Que essas pessoas, a partir dessa homenagem, sintam-se ainda mais comprometidas com a defesa desta Instituição, porque foi ela que abriu o caminho para que essas personalidades fossem destacadas, a ponto de receberem a maior honraria que a UFJF oferece.”

A Medalha

Criada em 2003 pelo Consu, a premiação anual recebe o nome do presidente Juscelino Kubitschek que, em 1960, assinou o decreto para a criação da Universidade. Seguindo o exemplo de JK, cuja presidência foi pautada pelo crescimento econômico e que enxergava o interior do país como espaço de possibilidades, a “Medalha JK” homenageia personalidades – indicadas pelas 19 unidades acadêmicas da UFJF e por sua Administração Superior – que contribuíram para a construção da Universidade e para sua consolidação como vetor de mudanças econômicas e sociais.

Confira os homenageados com a Medalha JK

Outras informações: (32) 2102-3968 (Diretoria de Imagem Institucional)