Gaëlle Tanguy é vinculada ao Inra, renomado instituto francês de pesquisa (Foto: Divulgação)

Nesta terça, 10, às 14h, o Anfiteatro da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe a pesquisadora Gaëlle Tanguy, vinculada ao Institut National de la Recherche Agronomique (Inra), situado na cidade  Rennes, França. A cientista ministrará uma apresentação sobre a eficiência da evaporação na indústria de laticínios. A palestra é gratuita e será ministrada em inglês.

Gaëlle atua no Laboratoire Science & Technologie du Lait et de l’œuf (STLO), possui formação em engenharia química e experiência com engenharia de processo aplicada à indústria de laticínios. O Inra de Rennes foi pioneiro mundial quando, no século passado, desenvolveu a tecnologia de separação por membranas para área de lácteos, que permite o reuso da água dentro da indústrias de laticínios e a produção de whey protein

“O Inra possui grande histórico de pesquisa público privada, destacando-se como exemplo de interação entre pesquisa de elevado nível e aplicação direta para as indústrias de alimentos”, destaca Ítalo Perrone, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados e responsável pela vinda da pesquisadora francesa à UFJF.

“A palestra tem como objetivo discutir, principalmente, como lidar com a formação de sujidades que se depositam durante o processo e como conseguimos limpar o equipamento de forma adequada, aumentando a eficiência do processo”, esclarece Perrone. Segundo o pesquisador, a palestra é direcionada para todos os interessados em engenharia de processo e de alimentos.

Durante os dias 2 a 6 de dezembro a pesquisadora ministrou o curso “Concentration by vacuum evaporation of dairy products”. As aulas abordaram os principais conceitos científicos e tecnológicos que embasam a tecnologia de evaporação à vácuo. Esta tecnologia é central na produção de leite condensado, fórmulas infantis, leite em pó e na produção de whey protein. “O curso teve como objetivo fomentar a internacionalização da UFJF por meio da participação dos estudantes do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados, da Faculdade de Farmácia da UFJF, em associação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto de Laticínios Cândido Tostes”, revela Perrone.