Editora-chefe da HU Revista, Hélady Sanders Pinheiro, apresenta nova edição do periódico (Foto: Divulgação/HU)

A HU Revista comemora, em 2019, 45 anos. Para celebrar essa data e lançar a nova edição do periódico, foi realizado, na última quinta-feira dia 5, um evento no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O encontro contou com a presença do superintendente do Hospital Universitário da UFJF (HU-UFJF/EBSERH), Dimas Araújo; a gerente de Ensino e Pesquisa, Angela Gollner; e a editora-chefe da publicação, Hélady Sanders Pinheiro, além de membros do corpo editorial e autores de algumas das pesquisas publicadas no novo volume.

45 anos de ciência

Criada em 1974, a HU Revista tem publicação trimestral e traz resultados de pesquisas na área de saúde por meio de artigos originais, revisões de literatura, revisões sistemáticas, relatos de casos, comunicações breves, cartas ao editor e editoriais. A publicação tem acesso aberto e é disponibilizada digitalmente, tendo como objetivo contribuir para a divulgação do conhecimento científico na área das Ciências da Saúde de forma séria e objetiva.

A gerente de Ensino e Pesquisa, Angela Gollner, conta que já estava no hospital quando a revista foi criada, ainda com o nome de HE Revista – sigla para Hospital Escola, como era chamado, àquela época, o HU-UFJF. “Eu passei no vestibular em 1973 e a revista foi criada no ano seguinte. Conheci os criadores dela, muitos atuando, ainda hoje, na área médica. A publicação tinha como proposta divulgar as atividades do hospital como um todo, que, naquela época, tinha como seus dois grandes escopos a medicina e a enfermagem. Então, durante bastante tempo, ela publicou não só artigos, mas também propostas de avanço do ensino. Eu me lembro de ter lido, em 1976, a proposta de criação de um mestrado”. A título de curiosidade, a efetiva criação do Programa de Pós-graduação em Saúde só veio a acontecer no ano de 2005.

A vanguarda da HU Revista pode ser observada nos temas abordados nos editoriais do ano de criação do periódico. “O primeiro número trazia os objetivos da revista: ela buscava ser um órgão de divulgação do Hospital Escola, reunir a produção e a divulgação do setor de saúde. E alguns números à frente, os temas são interessantes porque são muito atuais: financiamento do hospital universitário, papel da formação dos alunos na área da saúde, o papel da preceptoria nas residências. É curioso ver que os temas de 1974 estão em voga ainda hoje, já havia essa preocupação”, conta o superintendente Dimas Araújo, que diz ter analisado o título de estreia recentemente.

Hoje exclusivamente digital, a HU Revista debutou neste meio em 2007, numa cruzada liderada por Gollner. “Nós tivemos um trabalho muito intenso, apoiado fortemente pela direção do HU e de um grupo muito interessado nisso, formado por pessoas da biblioteca, do hospital e da UFJF. A gente trabalhava sábados, domingos e feriados para trazer todo o material que estava empacotado, inclusive artigos já aceitos que aguardavam publicação e precisavam ser atualizados. Só quem está à frente da editoração da revista sabe como é conseguir artigos, pareceristas, pessoas compromissadas e que os atores acreditem no que você está tentando ‘vender’”, relembra.

Caminhando para meio século

A HU Revista termina agora um processo de reestruturação que durou quase dois anos. À época, o periódico passava por uma fase de grandes dificuldades e precisava ser revitalizado. O meio digital foi escolhido como caminho para a publicação, e o desafio é aumentar cada vez mais a relevância do periódico. “O nosso desejo é continuar nos desenvolvendo nesse mundo digital, aprimorar cada vez mais a nossa forma de divulgação. À medida que a gente melhora a qualidade, passamos a fazer parte de outras bases de dados: isso é um desafio de qualidade científica”, reitera a editora-chefe da HU Revista, Hélady Sanders.

Propiciar maior visibilidade aos estudos publicados na revista também é um passo de extrema importância, segundo a editora-chefe. Para isso, o título foi cadastrado na base de dados do Google Acadêmico. “Isso nos dá uma visibilidade enorme. Até alguns anos atrás, a divulgação científica era dada basicamente pela pesquisa em base de dados. Hoje as pessoas buscam no Google. Se você realiza um estudo, um dos seus objetivos, além de fazer pesquisa de qualidade, é divulgar ciência. Quando as pessoas decidem para onde vão enviar trabalhos, um dos critérios é esse: onde eles terão maior visibilidade”.

A partir de 2020, com os volumes em dia, a HU Revista passa a investir na publicação contínua dos artigos aprovados. “Ao invés de juntar um número de artigos e publicar um volume, nós vamos publicar à medida que eles forem aceitos. Isso é muito interessante para o autor”, explica Hélady. O objetivo da equipe editorial é manter o número de 60 textos por ano.

Edição comemorativa

A edição comemorativa da HU Revista já está disponível na internet e pode ser acessada clicando aqui. O volume conta com estudos de áreas como odontologia, nefrologia, obesidade, psicologia e oncologia, realizados por autores convidados, além de um editorial sobre os 45 anos do periódico.

Outras informações: (32) 4009-5393 – Assessoria de Comunicação HU