A Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia, neste domingo, 8, a partir das 9h, a oitava edição do Festival de Mini-basquetebol. Em parceria com a Federação Mineira de Basquete, o evento é uma iniciativa do projeto de extensão “Basquetebol: Uma Iniciativa Esportiva Positiva”, voltado para crianças de 7 a 12 anos. 

Nas regras do mini-basquete, altura da cesta é adaptada de 3,05m para 2,60, na modalidade mini, e para 2,20, na modalidade kids (Foto: Alice Coelho/UFJF)

A proposta do evento é garantir diversão para os participantes. Durante o evento, haverá distribuição de pipoca e picolé, além de sorteios de brindes e a famosa disputa do arremesso campeão, para as famílias. Serão disputadas 50 partidas em quatro mini-quadras, com crianças de 7 a 12 anos. 

De acordo com o coordenador Dilson Borges, os jogos são adaptados para cada faixa etária, tendo como objetivo dar ênfase aos valores do esporte. “Existem poucas oportunidades dentro da nossa cultura esportiva para crianças nesta modalidade. O esporte é uma ferramenta fantástica para educação e formação social. No mini-basquete, observamos um avanço na confiança, na comunicação e, na socialização. É uma ferramenta rica.”

Regras
O mini-basquetebol é uma adaptação da modalidade do basquetebol, com a intenção de facilitar o acesso ao esporte a crianças de até 12 anos. Para os jogos na modalidade mini, as tabelas devem ter a altura adaptada de 3,05m para 2,60m, e na modalidade kids, para 2,20m, sendo a bola de tamanho mirim e a quadra com dimensões reorganizadas, sem a marcação de linha de três pontos. 

Projeto
O Projeto Mini-Basquetebol é gratuito e recebe crianças dos 7 aos 12 anos, contando hoje com cerca de cem participantes. O objetivo é promover para as crianças uma experiência esportiva prazerosa, criando valores positivos além da competitividade. O projeto é voltado para a comunidade e, para participar, basta fazer a inscrição no  ginásio principal da Faefid durante os treinos, que acontecem às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 19h, e às quartas e sextas, das 9h às 10h.

Outras informações
dilsonborges@hotmail.com