Forrozeta já percorreu várias cidades mineiras e fluminenses com seu forró pé de serra (Foto: Divulgação)

O Dia Nacional do Forró, lembrado em 13 de dezembro, será comemorado antecipadamente no 3º Palco Central Externo de 2019, no próximo domingo, dia 8, das 13h às 19h. A comemoração contará com atrações durante toda a tarde e a noite, como Dj Kalango, Trio Só Forró, Forrozeta e Evaldo e Trio. Professores de dança estarão disponíveis para ensinar passos de forró ao público e fazer um verdadeiro arrasta-pé em frente ao Cine-Theatro Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na Praça João Pessoa, no Centro da cidade.. 

Ao som de triângulo, sanfona e zabumba, o forró surgiu no século XIX e é um dos mais tradicionais ritmos tipicamente brasileiros. Com raiz no Nordeste do país, o estilo tem uma temática ligada diretamente aos aspectos culturais e cotidianos daquela região. A origem do nome tem várias versões, mas a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo, que defende ser um termo derivado da palavra “forrobodó”, como eram chamados os bailes populares da época.

Trio Só Forró tem mais de 16 anos de criação (Foto: Divulgação)

O dia contará também com espaço gourmet do São Bartolomeu, além da presença de vários estandes, como os de Soulcat, Primavera Agroecológica, Mango Haze, Artemisia, Andar de Baixo Confecções, Médicos do Barulho e vários outros.

As atrações

A paixão pelo forró virou profissão e o DJ Kalango não toca somente músicas: ele conta a história, mostra a cultura e ensina a riqueza grandiosa do forró pé de serra. Com um repertório que mescla artistas consagrados com os poucos conhecidos e gerações antigas e novas, ele inova ao fazer a pista de dança se divertir com um som muito animado.

O Trio Só Forró, que conta com Maurício Martins (zabumba e voz), Emerson (sanfona e voz) e Ederson (triângulo e voz), chega ao Central do Forró com uma proposta ousada: não deixar ninguém parado. Com mais de 16 anos de história, o Só Forró já dividiu o palco com grandes músicos e mestres do gênero, entre eles Dominguinhos, Rastapé, Falamansa, Zé Ramalho, Trio Nordestino, Trio Forrozão, Trio Virgulino, entre outros.

DJ Kalango não só toca músicas, mas conta a história e ensina a riqueza do forró pé de serra (Foto: Divulgação)

O Forrozeta, formado há mais de três anos, conta com os músicos Silvio Rodrigues (Baiano), no triângulo e voz; Chacrinha Brasil, na sanfona, e Kennedy Reis, na zabumba. Com uma fórmula ímpar de contagiar o público e um repertório superanimado, o trio já percorreu várias cidades mineiras e fluminenses com seu forró pé de serra.

O Cine-Theatro Central fica localizado na Praça João Pessoa s/ nº, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 2102-3965 (Pró-reitoria de Cultura-UFJF)