Dalmo Abrantes da UFJF, com menção honrosa; Gabrielly Ramalho Ferreira, 3º lugar/UFJF; Vitória Ferreira de Vasconcelos, 2º lugar, UFMG; e Arthur Ribeiro Queiroz, 1º lugar/UFMG (Foto: Eh!up Comunicação)

Os alunos da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Gabrielly Ramalho Ferreira e Dalmo Abrantes, foram reconhecidos no 31º Prêmio Minas de Economia por seus trabalhos de conclusão de curso. A aluna conquistou o terceiro lugar com a monografia “A redução do IPI estimula o acesso a bens? Uma investigação acerca da relação entre a política de redução do IPI e o acesso a automóveis e bens de linha branca”. Já Abrantes recebeu uma menção honrosa pelo trabalho “Determinantes regionais do escorpionismo no Brasil”. O evento aconteceu último dia 28, na sede Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). 

A orientadora de Gabrielly, Laura Schiavon, contou que é muito gratificante receber reconhecimento pelo trabalho que ela e a discente desenvolveram. “É uma motivação para nós, professores, continuar na orientação, bem como para o aluno que recebeu o prêmio”. Gabrielly compartilha a mesma opinião da professora. “Serve como uma motivação para dedicação à pesquisa e para que eu me especialize cada vez mais.”

O professor de Economia Eduardo Almeida, orientador de Dalmo Abrantes, ressaltou que mesmo o tema não sendo tipicamente econômico, é muito relevante, e obteve o devido reconhecimento. “A monografia foi elogiada pela originalidade do tema, porque Dalmo utilizou técnicas e uma metodologia econômica para estudar um problema de saúde pública.”  

Segundo Abrantes, a tarefa de tratar o assunto de forma econômica foi um desafio, mas ressalta que os resultados foram surpreendentes. “Foi uma grande honra ser homenageado na premiação, a sensação é de dever cumprido e gratidão por tudo que aprendi na Faculdade de Economia da UFJF.”

Prêmio Minas de Economia
A premiação é uma ação conjunta entre o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o Conselho Regional de Economia (Corecon -MG) a qual premia todos os anos as três melhores monografias de conclusão de curso das faculdades de Economia de Minas Gerais.

Outras informações
(32) 2102-3541 – Faculdade de Economia