Iniciativa oferece oito cursos de idiomas para moradores dos bairros no entorno da UFJF (Foto: Caique Cahon/UFJF)

O projeto de extensão Boa Vizinhança “Línguas” realiza a formatura de 44 alunos de oito cursos de idiomas, nesta quinta-feira, 5, às 19h, na Faculdade de Letras. Desenvolvida em parceria entre a Faculdade de Letras e a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a atividade abrange 46 bairros. O objetivo geral é atender prioritariamente às necessidades e interesses da comunidade do entorno da UFJF, através do desenvolvimento das habilidades de leitura, compreensão oral, fala e produção escrita em nível iniciante, aproximando a prática da sala de aula às práticas sociais de que o aluno participa em sua vida cotidiana.

A pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, destaca o trabalho coletivo de diversos setores da UFJF. “Especialmente nesta conclusão de cursos, teremos professores da Faculdade de Letras, bolsistas e intérpretes da instituição. Esse trabalho também envolve a Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra), pois, este ano, entre os concluintes, temos trabalhadores terceirizados da UFJF. O programa é uma oportunidade das pessoas vivenciarem a Universidade por meio dos cursos e ressignificar o seu trabalho e a sua perspectiva de encontrar na instituição um lugar de acesso à educação, fortalecendo portanto o papel social da UFJF.

De acordo com o coordenador de Ações de Extensão, Diogo Mendes Rodrigues, o projeto concede oportunidades de qualificação e capacitação como forma de inserção no mercado de trabalho. “Além de formar estudantes e produzir pesquisas, é papel da instituição aproximar essas pessoas da Universidade. Em 2016, contávamos apenas com o inglês e hoje podemos disponibilizar oito idiomas. O projeto proporciona experiências diferentes também para os bolsistas, que vivenciam, na prática, o que eles irão encontrar lá fora.”

O Curso
As aulas são ministradas por bolsistas, estudantes do curso de Letras. Semestralmente o Boa Vizinhança oferece 42 vagas, sendo 35 específicas para a comunidade e sete para servidores terceirizados. São ofertados oito idiomas: Língua Inglesa, Espanhola, Francesa, Latina, Grega, Italiana e Libras. O projeto conta ainda com uma turma de Português como Língua de Acolhimento, voltada para estrangeiros residentes em Juiz de Fora. Os cursos têm a duração de três semestres letivos, divididos em três módulos, com carga horária total de 180 horas.

(32) 2102-3150 – Faculdade de Letras da UFJF