O Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove o roteiro turístico “Personalidades de Juiz de Fora”, nesta quarta-feira, 4. O evento acontecerá às 9h, no Centro, traçando um percurso que apresenta bustos e estátuas de figuras importantes na construção, história e desenvolvimento da cidade. O ponto de encontro será na Avenida Itamar Franco 748. 

O roteiro turístico caracteriza-se como uma ação inovadora por fugir do padrão de roteiros já existentes, cujo foco é predominantemente a apresentação da arquitetura juiz-forana. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com inscrições já abertas e disponíveis no site oficial.  

O projeto inclui quatro ruas centrais da cidade, partindo da avenida Presidente Itamar Franco e terminando no Parque Halfeld, com duração média de uma hora e meia. O trajeto apresentará as estátuas de Itamar Franco, Bernardo Mascarenhas, João Penido e Henrique Halfeld. Além de promover o conhecimento acerca de tais personalidades, o evento também visa à reflexão sobre vandalismo e depredação do patrimônio público de Juiz de Fora, valorizando e incentivando o turismo local. 

O programa é fruto de uma avaliação da disciplina “Gestão de Projetos em Turismo”, ministrada pela professora Alice Arcuri. As responsáveis são as alunas do quarto período Alexandra Martinez Clostre, Juliana Louise Correia Athayde e Laiziani Batista Eugênio, e Camila de Sá Oliveira, do oitavo. Durante o percurso, explicarão a história de vida dessas personalidades e suas contribuições para a cidade. 

Camila explica que a disciplina em questão oferece uma grande liberdade para se pensar em projetos como esse. “A ideia surgiu como um objetivo de valorizar a arte pública e a história da cidade através de outras perspectivas, pois apesar da oferta de atrativos na cidade ser alta, muitos deles são esquecidos, como os bustos. Desenvolver uma atividade como essa é também criar um produto turístico diferenciado para Juiz de Fora, incrementando o turismo cultural do município e difundindo a cultura.” A aluna complementa que as expectativas da organização estão altas e que as futuras intenções são de ampliar a execução do roteiro em outros pontos da cidade através de novos percursos, apresentando novas estátuas e monumentos.

A professora Alice explica que o objetivo de sua disciplina é desenvolver um projeto e torná-lo viável. O aluno precisa passar por todas as etapas, desde a concepção de uma ideia, passando pelo seu desenvolvimento até sua concretização. “O roteiro turístico é um projeto diferente dos já concebidos, pois tem  foco na pessoa que ajudou a edificar a cidade e não na edificação em si. Juiz de Fora tem muitos atrativos culturais que não estão sendo trabalhados para serem conhecidos pela comunidade em geral e visitantes. Muitas pessoas não conhecem a cidade em que vivem, sua história, suas riquezas e seu legado, e esse projeto pretende viabilizar esse conhecimento.”

Outras informações: (32) 2102-3119 – Departamento de Turismo