Fundado em 1969, o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) compõe parte da história da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em 3 de dezembro daquele ano, foi aprovado por meio da Resolução n° 56/69 do Conselho Superior da UFJF, o curso de Ciências Biológicas. Dessa forma, em 2019, a graduação comemora o 50° aniversário com uma programação celebrativa, relembrando memórias e refletindo sobre os futuros direcionamentos da graduação. O evento é aberto à comunidade acadêmica, acontece na sexta-feira, dia 6, e as inscrições devem ser realizadas neste link.

A programação comemorativa acontece no anfiteatro A do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e propõe uma mesa-redonda sobre as memórias e a evolução do curso de Ciências Biológicas; uma palestra sobre as áreas de competência profissional do biólogo e requisitos mínimos para atuação regular; e um Fórum de egressos do curso de Ciências Biológicas. Além disso, conta com homenagens e condecorações, em especial para a primeira turma do curso, e com a inauguração das reformas dos prédios do Anatômico e do Departamento de Botânica.

Segundo o diretor do ICB, Lyderson Facio Viccini, há 50 anos o curso de Ciências Biológicas representa bem a Universidade ao ofertar profissionais capacitados ao mercado. “Oferecemos profissionais com uma área de atuação bastante ampla, inclusive maior do que anos atrás. Eles suprem as lacunas que surgiram no mercado, como os problemas ambientais, questões de desenvolvimento de vacinas, biotecnologia, biodiversidade e saúde. É um profissional que transita em diversas áreas, sendo que isso demonstra o quanto a UFJF cumpre seu papel junto à sociedade.”

De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Dionéia Evangelista, a atividade é composta por atividades que rememoram a trajetória do curso e apontam questões futuras. “Atualmente, o ICB possui vários departamentos e forma professores e biólogos que fazem pesquisas e compõem a nossa história. Esse encontro proposto entre atuais e ex-alunos, professores e gestores busca pensar os novos horizontes.”

Centenário Padre Leopoldo Krieger

Entre as atividades também será realizada homenagem ao “Centenário do Padre Leopoldo Krieger”. O religioso entrou para o seminário em 1929, e foi ordenado em 7 de março de 1943. No fim da década de 1960, iniciou seus estudos sobre a flora de Ibitipoca, formando a coleção base para a Flora da Serra de Ibitipoca no herbário CES/JF, sendo também o responsável por grande parte do acervo do Museu de História Natural desta instituição. Na década de 70, no Parque Nacional do Caparaó, descobriu uma Pteridófita, da Família Isoethacea, que recebeu o nome de Isoethes krigerii, em sua homenagem.

Além disso, foi responsável pela organização do mostruário de rochas e minerais da Faculdade de Filosofia e Letras, com 200 peças, e do Herbário da instituição, com cerca de 13 mil exemplares.

Confira a programação.

ICB

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) foi fundando no ano de 1969, inicialmente abrigando a Graduação em Ciências Biológicas e fornecendo suporte aos períodos iniciais das graduações da área da Saúde como Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica, Fisioterapia, Medicina e Odontologia e fornecendo, ainda, algumas disciplinas para as Graduações em Psicologia e Química. Em 2009, foi implantada a Graduação em Nutrição.

Com relação à Pós-graduação stricto sensu, o ICB aloca três programas: Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Comportamento e Biologia Animal (nível de mestrado); Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Imunologia e Doenças Infecto-Parasitárias/Genética e Biotecnologia (nível de mestrado e doutorado); e Programa de Pós-graduação em Ecologia Aplicada ao Manejo e Conservação de Recursos Naturais (nível de mestrado e doutorado). Com relação à Pós-graduação lato sensu, há a Especialização em Parasitologia, Microbiologia e Imunologia (início em 2005).

O Instituto possui 118 professores, sendo que aproximadamente 90% deles apresentam o título de doutor e os demais o título de mestre e/ou especialista. É composto por 56 técnico-administrativos em educação. São atendidos aproximadamente 1.700 alunos nos diferentes cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, o ICB participa ativamente em diversos programas de pesquisa e de extensão proporcionando ao seu corpo discente uma forte interação entre pesquisa, ensino e extensão.

Outras informações: (32) 2102-3201 (Instituto de Ciências Biológicas-ICB)