Os artesanatos ficarão expostos durante todo o dia (Foto: Julia Ugelli)

Representantes da cultura Maxakali, que vivem em aldeias no Nordeste de Minas Gerais, estão nesta segunda-feira, dia 2, no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para participação em ações culturais que integram a programação da exposição Maxakali – A Resistência de um Povo, em cartaz nas galerias da casa-sede do Jardim Botânico. As mulheres do grupo expõem peças do artesanato indígena – colares, bolsas, flechas, pulseiras – na Galeria Reitoria. Os homens realizam pela manhã coleta de material natural para a oficina de construção indígena, que acontece durante todo o dia atrás do prédio do Centro de Ciências.

Essas atividades encerram a participação do grupo na programação cultural vinculada à mostra realizada pela Pró-reitoria de Cultura (Procult) e pelo Museu de Arqueologia e Etnografia Americana (Maea) nas Galerias Mehtl’on e Tlegapé do Jardim Botânico, que reúne fotografias e peças da coleção de artefatos da cultura maxakali pertencente ao Maea. 

Desde 28 de novembro, os convidados Maxakali fizeram demonstração de seus conhecimentos em oficinas de tecelagem, cerâmica e construção, realizadas no Jardim Botânico. No final de semana, também participaram de um encontro com representantes da cultura Kariri-Xocó, de Alagoas, para troca de saberes.

O Jardim Botânico fica localizado na Rua Coronel Almeida Novais 246, no Bairro Santa Terezinha. Não há local para estacionamento. As visitações acontecem de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e domingos, das 9h às 17h. Última entrada às 16h30. Feriados: sob consulta.

Outras informações: (32) 2102-3964 (Procult-UFJF)