Obra é fruto de pesquisa da autora na Biblioteca Nacional

Jogar as lanternas para as histórias que foram apagadas. Este é o objetivo do romance “Firmina”, da professora da Faculdade de Letras e diretora de Relações Internacionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Bárbara Simões Daibert. Resultado de pesquisas em um projeto no qual atuou na Biblioteca Nacional, o livro será lançado no restaurante Arteria em Juiz de Fora, na quarta-feira, dia 4, a partir das 19h.

Há quase dois séculos, em 1825, nascia em São Luís, no Maranhão, Maria Firmina dos Reis. Ela entrou para a história da literatura brasileira por ser a primeira romancista afro-brasileira, professora e abolicionista, e é desconhecida do grande público. 

Bárbara destaca a importância de contar histórias de figuras marcantes como Maria Firmina. “É importante dar visibilidade a uma figura atuante, que estava nos meios literários e que lutava pelas causas abolicionistas. Firmina foi apagada no século 20, e é necessário jogar as lanternas para as histórias que foram esquecidas.”

O lançamento já aconteceu no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Belo Horizonte. Em Juiz de Fora, os interessados participam de um bate-papo e uma noite de autógrafos com a autora e podem adquirir os exemplares durante o evento.

Outras informações: (32) 2102-3389 (Diretoria de Relações Internacionais)