Nome da Mostra do artista Lucas Soares refere-se à lembrança, ao ato de se recordar (Foto: Arquivo pessoal de Lucas Soares)

A Galeria de Arte do Forum da Cultura da UFJF recebe, até 6 de dezembro, a mostra “Memento”, do artista Lucas Soares. São trabalhos realizados entre os anos de 2017 e 2019, demonstrando sua evolução artística. O trabalho traz elementos associados ao resgate da memória, daí o nome, que se refere à lembrança, ao ato de se recordar. A escolha do tema provoca o público a imprimir sua realidade na obra, gerando significados únicos para cada representação.

“Eu trato a escultura de um jeito não clássico. É uma relação palpável e próxima, visto que ela possibilita um diálogo com o espaço. Essa exposição especificamente foi pensada para a Galeria do Forum, onde podemos construir o lugar, deslocar corpos, trabalhar perspectivas, induzir uma imersão 360° da obra”, revela Lucas.

O material exposto apresenta forte relação com o tema “memória”, um processo individual que se expande ao coletivo, através das vivências em sociedade. Retratar antigas ideias e impressões, reafirmando o que foi vivido e as ressignificando através de novas experiências e olhares é a preocupação do artista na concepção da exposição.

Material exposto retrata antigas ideias e impressões, reafirmando o que foi vivido e ressignificando através de novas experiências e olhares (Foto: Arquivo pessoal de Lucas Soares)

As etapas envolvidas na produção das obras levam em conta diversas materialidades, temporalidades e procedimentos artísticos, o que demanda uma observação atenta dos espectadores.

A ação do tempo, através de processos como oxidação, corrosão e ferrugem, é retratada com habilidade, abordando não somente a destruição, representada pelo contato do metal com as intempéries do clima, mas sim uma criação, baseada na constante mudança de cada peça, e sua relação com a memória de tais objetos.

Essa é a terceira exposição individual do artista, que já esteve presente anteriormente no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, com a mostra “Micro posicionamento das coisas”, e no Colégio de Aplicação João XXIII, com o trabalho “Espaços Retóricos”.

A exposição conta com curadoria de Ana Beatriz Penna e Mariana Couto, responsáveis pela organização e escolha das obras, e expografia de Larissa Brandão e Isadora Matos, que determinaram o método de representação e idealizaram a composição do espaço que abriga as obras.

A Mostra pode ser visitada das 10h às 19h, e a entrada é franca. O Forum da Cultura fica localizado à Rua Santo Antônio 1112, no Centro de Juiz de Fora.

Mais informações
(32) 3215-3850 ou forumdacultura@gmail.com