Evento, organizado pelo projeto de extensão Saúde e Espiritualidade, acontece nesta quarta, com inscrições gratuitas (Imagem: Gerhard Gellinger/Pixabay)

Discutir sobre a influência das datas comemorativas na saúde da população é a proposta da 9ª Roda de Conversa do projeto de extensão Saúde e Espiritualidade, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento é aberto ao público em geral e acontece nesta quarta, 4, às 19h, no Edifício Rossi, localizado na Av. Barão do Rio Branco 1871, no centro. As inscrições são gratuitas e feitas via formulário on-line.

As datas comemorativas podem afetar a população de forma positiva, no aspecto em que despertam um sentimento altruísta, de gratidão e de mais empatia nas pessoas; mas também podem ser muito sofridas em pessoas que perderam algum familiar, ente querido, ou que estão passando por dificuldades financeiras e não podem se reunir como gostariam.

A psicóloga e doutora em Espiritualidade e Saúde, Cristiane Schumann, que participa do encontro como palestrante, destaca que o evento é um espaço para tratar um assunto tão presente na sociedade. “Uma roda de conversa para discutirmos temas de religiosidade e espiritualidade por pesquisadores da área é um espaço importante de apresentação para o pesquisador, mas também para o público em geral saber sobre esta temática sem necessariamente passar por um contexto religioso.” 

Segundo a estudante e integrante do projeto, Gabrielle Barbosa, a escolha do tema se deu pela proximidade das comemorações de final de ano. “Acreditamos que datas comemorativas passam por questões religiosas: o Natal, por ser um feriado religioso, e o Reveillon, como um feriado que engloba questões de renovação e promessas para o ano vindouro.”

O projeto faz parte do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes), da Faculdade de Medicina, e é coordenado pelo professor Marcelo Maroco. A participação na roda conta com certificado emitido pela Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Outras informações
Saúde e Espiritualidade