Setembro, após o fim das inscrições

Esta edição do Pism é a maior desde a criação do programa, em 1999 (Foto: Alice Coêlho)

Maior edição em 20 anos
Em setembro de 2019, ao final da contabilização das inscrições recebidas pelo Pism 2020, foi registrado o maior número de inscritos no programa desde a sua criação, em 1999: ao todo, são 40.126 inscritos. Em 2001, ano que marcou o primeiro registro da realização das provas nos três módulos para o Pism, foi obtido o total de 8.986 inscritos. O aumento comparado aos números do Pism 2020 é de 31.140 candidatos, o que equivale a um crescimento percentual de 346,5% ao longo dos anos.

.

29 de novembro, véspera do Pism

Recepção
Para atender os candidatos e familiares, uma equipe formada por 150 pessoas da Diretoria de Imagem e da Central de Atendimento prestou orientações no campus-sede, nas linhas de ônibus 545, 555 e 755, além de ficar responsável por cobertura de imprensa, fornecendo informações em tempo real. A proposta é atender e dar suportes para aqueles que procurarem conhecer o local de provas com, pelo menos, um dia de antecedência, como a recomendação.

30 de novembro, primeiro dia de provas
9h – A equipe de recepção no campus-sede trabalhou ao longo da manhã, atendendo pessoas até o momento do fechamento dos portões.  A reitora em exercício da UFJF, Girlene Silva, enviou um recado especial para os candidatos.

https://www.instagram.com/p/B5fL8pmFU4g/

.

9h31  A estudante Rafaella Santiago veio de Senador Cortes para realizar as provas do Módulo III do Pism. A candidata ao curso de Pedagogia se encantou com a campanha, em comemoração ao Mês da Consciência Negra, desenvolvida pela UFJF.

11h56 – Pró-reitora de Graduação, Maria Carmem Simões, dá últimas orientações aos candidatos.

14h – Pela segunda vez, a UFJF recebeu os pais e acompanhantes de candidatos com deficiência para uma conversa sobre o atendimento especial, esclarecendo dúvidas, trocando experiências e apresentando os núcleos de assistência da Instituição. A iniciativa visa aproximar a relação da universidade com os responsáveis pelos estudantes, ouvindo as necessidades particulares, gerando acolhimento e oferecendo as informações essenciais sobre o processo. No campus da UFJF, as Faculdades de Farmácia, Odontologia e Enfermagem sediaram os setores de prova destinados aos alunos que solicitaram atendimento especial. Os familiares e acompanhantes desses mesmos candidatos foram recebidos pela reitora em exercício, Girlene Silva, e uma equipe do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Confira a matéria completa.

17h30 – Termina o primeiro dia das provas do Pism 2020. Foram 40.146 candidatos inscritos, dos quais 90,23% compareceram aos locais de aplicação. Confira como foi a movimentação durante o sábado:

Em Governador Valadares, mais de 5 mil estudantes se inscreveram para participar do Pism 2020.  Confira registros do primeiro dia de prova na cidade que sedia o campus avançado da UFJF:

https://www.instagram.com/p/B5gSqB1hAqw/

1° de dezembro, segundo e último dia de provas

10h30 – O comerciante Daniel Rosa destaca a importância da UFJF para a economia de Juiz de Fora.

.

10h51 – Regina Rocha (à direita na foto) é servidora do Hospital Universitário há cerca de 20 anos e veio acompanhar a filha Maria Vitória nas provas do Módulo III. “Ela já trabalhou aqui na Universidade, dentro da minha barriga”, brinca a mãe. A candidata tem uma história muito íntima com a UFJF: ela nasceu na Casa de Parto e, para ter certeza de sua opção pelo curso de Fisioterapia, conversou com a enfermeira que auxiliou no seu nascimento, a professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública (EMP), Maria Inês de Almeida.

11h04 – Gabrielly Santos, candidata surda, de 20 anos, veio de Coronel Pacheco para fazer as provas para o Pism III. Candidata ao curso de Letras Libras disse que a prova de ontem foi um pouco difícil, mas hoje espera que seja mais tranquilo.

11h30 – O pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Amorin, fala sobre o segundo dia de provas do Pism 2020.

17h30 – Termina o segundo e último dia de provas do Pism 2020. Do total de 40.146 candidatos, 4.027 faltaram ao longo do fim de semana, contabilizando um percentual de 10,03% de faltosos. Confira a matéria geral de balanço, com detalhes sobre gabaritos, notas e recursos. Nos vemos no ano que vem!