Danielle Nascimento, candidata do módulo III (Foto: Bianca Ramos)

Este domingo, 1º, foi marcado por expectativa pelos mais de 40.146 candidatos que participaram do Programa de Ingresso Seletivo Misto 2020 (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Com sensação de dever cumprido, Danielle Nascimento, candidata do módulo III para Fisioterapia, estava ansiosa com o resultado da prova. “Com a Fisioterapia eu vou poder trabalhar com reabilitação e ajudar pessoas. É a área da saúde que mais me interessa. Algumas questões estavam complicadas, mas espero ter ido bem. Hoje, a sensação é de dever cumprido. A UFJF é uma universidade pública e vai me oferecer muitas oportunidades”.

O candidato Bernardo Cadinelli, 17 anos, pretende cursar Biologia para trabalhar e contribuir com o meio ambiente. “Desde pequeno meus pais me incentivam e dizem que a UFJF é a melhor. Confirmo isto pelo campus e os recursos disponíveis na Universidade. A federal é sempre a melhor opção. A gente fica ansioso aguardando o resultado, mas depois que a prova acabou me senti mais livre e tranquilo”.

Keila Oliveira: “Desde que eu entrei no ensino médio eu sempre quis vir para UFJF” (Foto: Maria Otavia Rezende)

Já a candidata Keila Oliveira, 18, saiu bem cedo de casa. A estudante de Três Rios (RJ) está concorrendo a uma vaga para o curso de Serviço Social. “É bem cansativo, pois ontem saímos muito cedo e hoje viemos por volta de 8h30. Cheguei ao campus às 10h e já saí perguntando onde ficava o Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Desde que eu entrei no ensino médio eu sempre quis vir para UFJF, acho aqui perfeito.”

Empolgado, Isaias do Carmo, candidato ao curso de Letras, destacou o conteúdo das provas. “Eu fiquei feliz, pois como quero cursar Letras, caíram temas que eu gosto na prova de ontem, mas hoje achei a prova de História bem difícil.”

Pais no campus

Adriane de Oliveira e Angélica Andrade aguardaram as filhas no campus (Foto: Bianca Ramos)

Em meio à tensão e ao nervosismo dos candidatos, alguns pais aproveitaram o campus da UFJF. Angélica Silva de Andrade optou por acompanhar a filha Carine Silva, nos dois dias de prova. “Eu quis trazer minha filha com tranquilidade e, para isso, chegamos cedo, fizemos um piquenique e foi bacana estar com ela em um momento tão importante. Carine quer cursar Biologia, está ansiosa, mas se preparou bastante. É uma grande oportunidade fazer três anos de Pism focando no conteúdo de cada ano. Eu já estou vendo ela aqui.”

Adriane de Oliveira Silva, chegou cedo com a filha Vitória, que está tentando uma vaga para o curso de Fisioterapia. “Viemos cedinho, por volta de 8h30. Depois almoçamos, relaxamos. Eu amo estar aqui na Universidade, é o nosso local de passeio. Eu estou com a minha filha em todos os momentos, ainda mais neste, tão decisivo. Quando o filho entra naquela sala e vê que os pais estão acompanhando, isso é um ponto positivo. Minha filha fez a parte dela e vai sair vitoriosa”.