A reitora em exercício da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Girlene Alves da Silva, avaliou o primeiro dia de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2020 e destacou a atuação de estudantes e profissionais envolvidos na organização. A edição teve o número recorde de inscritos: 40.202 candidatos, distribuídos entre as cinco cidades que sediaram o exame, um aumento de 15% em relação ao último ano. “Reconhecemos que o acesso ao ensino superior ainda precisa ser ampliado e, assim, nos comprometemos com o ensino público, gratuito e de qualidade. Acredito que isso fortaleça a UFJF e seja um dos motivos das mais de 40 mil inscrições.” 

Girlene Alves da Silva visitou locais de provas e ministrou palestra para os pais de candidatos que requisitaram atendimento especial (Foto: Rodrigo Milanni/UFJF)

Durante a realização das provas, Girlene esteve presente no anfiteatro da Faculdade de Odontologia, onde ocorreu a palestra com os pais de candidatos que requisitaram atendimento especial. “A UFJF trabalha na perspectiva do acesso desde o primeiro momento, quando o estudante se inscreve no processo seletivo. Depois, temos o momento de acolher e explicar para as famílias que o tema da inclusão ainda é algo novo, com desafios a serem superados. Essa palestra é uma sinalização e um cuidado da instituição para mostrar que trabalhamos para garantir um acesso mais igualitário e que de fato possibilite a inclusão de todos dentro da Universidade.”

Girlene destaca que o funcionamento de todo o processo que envolve o Pism envolve professores, técnicos e alunos. “É importante agradecer cada estudante inscrito e recebê-los bem. Além disso, prestigiar também aqueles envoltos na organização, reafirmando o compromisso que todo o corpo da UFJF tem com o ensino de qualidade.”  

O Pism 2020 acontece em 65 locais em cinco cidades. Em Juiz de Fora, além do próprio campus universitário, a prova acontece em 33 escolas, institutos e faculdades. Os horários para as provas deste domingo permanecem os mesmos.