Provas transcorreram de forma tranquila em todos os locais de aplicação (Foto: Rodrigo Milanni/UFJF)

O primeiro dia de aplicação das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2020 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) terminou com a celebração de mais um recorde: segundo dados da Comissão Permanente de Seleção (Copese), 40.146 candidatos se inscreveram para tentar uma vaga na Universidade nesta edição do Programa, cerca de 6 mil a mais do que no último ano. E mais de 90% dos candidatos compareceram aos locais.

“O primeiro dia do Pism transcorreu de forma tranquila; as pequenas intercorrências que existem são esperadas e em nada prejudicam o processo. O balanço é muito positivo; as equipes que estavam no campus e nas demais cidades em que aplicamos as provas foram organizadas e cuidadosamente empenhadas em facilitar o acesso de cada candidato”, afirma reitora em exercício, Girlene Alves. 

De acordo com a Copese, o percentual de candidatos ausentes no primeiro dia foi de 9,77%, referentes ao total de inscritos. Traduzido em números, são 3.924 candidatos faltosos. Entre eles, 2.373 em Juiz de Fora; e 1.551 nas demais cidades, sendo 436 em Governador Valadares (MG); 450 em Muriaé (MG); 446 em Petrópolis (RJ) e 219 em Volta Redonda (RJ). Na edição do ano passado, a porcentagem total de ausentes no primeiro dia de provas foi de 9,96% entre os 34.798 inscritos.

Candidatos atenderam os apelos da organização e chegaram, em sua maioria, com antecedência, evitando transtornos (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

O diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra, destaca o resultado positivo da campanha de comunicação feita pela equipe. “Percebemos que muita gente atendeu aos apelos que fizemos para que os candidatos chegassem mais cedo, de modo que muitas pessoas se preveniram neste sentido, especialmente no campus universitário. Estamos felizes porque pudemos dar o acolhimento que queríamos aos candidatos e candidatas”.

Já o coordenador de Segurança da Universidade, Isalino Clemente, comemora o fato de não terem sido registradas ocorrências graves no primeiro dia de provas. “Foi muito tranquilo, não tivemos ocorrência nenhuma até o momento. Foi feito um trabalho preventivo muito bem elaborado e, graças a isso e à competência da equipe de Segurança, não tivemos nenhuma ocorrência dentro do campus, nas escolas de Juiz de Fora que estão sendo aplicadas as provas e também nas cidades que estão recebendo o Pism neste ano”, ressalta.

As provas do Pism 2020 continuam a ser aplicadas a partir das 13h deste domingo, 1º de dezembro.

A previsão é de que os gabaritos dos dois dias sejam divulgados neste domingo, após às 19h.