Começa, neste sábado, dia 30, a edição 2020 do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Nesta edição, são mais de 34 mil candidatos. Nossa equipe está distribuída pelo campus e em diversos locais da cidade, para garantir aos candidatos e seus familiares as informações e as orientações necessárias. Acompanhe, nesta matéria, o andamento destas ações e demais informações,  que serão atualizadas ao longo do dia.

17h30 – Termina o primeiro dia das provas do Pism 2020. Foram 40.146 candidatos inscritos, dos quais 90,23% compareceram aos locais de aplicação. Breve divulgaremos matéria com balanço, detalhando os dados.

.

15h32 – A aluna Thaísa da Silva realizou hoje a primeira prova do módulo II do PISM. De Três Rios (RJ), a estudante veio para a UFJF de van conta que ainda não está certa sobre seu curso, mas pensa em Educação Física ou Biologia. “Estou mais confiante para amanhã. Não sei quanto a hoje, mas acredito que algumas deram pra salvar.”

.

15h27 – As alunas Taliana Nascimento Coelho e Maria Fernanda Macedo, ambas de Juiz Fora, já saíram do primeiro dia de prova do Pism. As duas realizaram o terceiro módulo e pretendem, respectivamente, cursar Fisioterapia e Nutrição. Apesar de não estarem tão certas de como foram, acreditam não terem ido muito mal. “Estou mais desanimada para amanhã. Não gosto muito de Física”, completa Maria Fernanda.

.

15h12 – O casal Claudia e Edir Mendes, de Juiz de Fora, são pais de Luisa Mendes e esperam a saída da filha do primeiro dia de prova do PISM 2020. Contam que a filha está no módulo II e ainda não sabe o que pretende fazer: “Ela está se esforçando pra pontuar o máximo que pode para depois tomar a decisão.”

.

15h10 – Andressa Sandes, mãe de um candidato do terceiro módulo do Pism, aguarda com a família e amigos em frente ao prédio da Reitoria. “Meu filho e minha nora estão fazendo prova. Chegamos bem cedo, antes das 11h e, enquanto aguardamos, aproveitamos para curtir esse campus acolhedor”.

.

15h – O grupo de Cachoeiras de Macacu, do interior do Rio de Janeiro, veio acompanhar as primas Julia Alves e Sofia Neto na realização das provas. Genidalva e Lara, mãe e irmã de Sofia, contam que a candidata, do módulo 2, ainda não sabe o curso pretendido e está tranquila. Já os pais de Julia, Gelcilene e Marcio, contam que a filha pretende cursar Arquitetura, e, por estar no módulo 3, estava nervosa para o primeiro dia.

.

14h59 – Paloma Pantaleão e Brenda Grisolia, ambas candidatas no Pism I, contam porque escolheram o processo seletivo da UFJF. As estudantes fazem prova na Escola Estadual Guanabara, em Volta Redonda, uma das cidades que está sediando as provas do Pism.

14h47 – Os alunos Lucas Colombo e Pedro Henrique de Campos, de Juiz de Fora, foram alguns dos primeiros candidatos a deixarem o local de prova. Ambos no módulo II do PISM, relatam que acham ter feito uma boa prova e que estão tranquilos para o segundo dia.

.

13h – Portões fechados

.

12h52 Trânsito intenso para o Instituto de Ciências Exatas (ICE)

12h34 Trânsito intenso em frente à Faculdade de Direito

.

12h23 – Trânsito intenso no anel viário da UFJF

.

12h10 – Abertura dos portões para candidatos que solicitaram atendimento especial

.

12h09 – Abertura dos portões na Escola Estadual Fernando Lobo

.

11h56 – Pró-reitora de Graduação, Maria Carmem Simões, dá últimas orientações aos candidatos

11h54 Fabiana Câmara Titoneli, saiu da cidade de Palma e vai fazer prova do Pism III em Muriaé. “Estou fazendo o Pism por ser uma grande oportunidade para realizar o sonho de estudar em uma universidade federal. Escolhi a UFJF pela confiança no ensino dessa universidade.”

.

11h52 – Candidatas do Pism III, Ketlen Keflen Silva, Maria Eduarda Magalhães e Alana Karen Gonçalves, saíram de Ipatinga, cidade que fica a mais de cem quilômetros de Governador Valadares, às 9h30. As meninas, que cursam o ensino médio juntas, vieram com os pais de Ketlen. “Fizemos de tudo para deixar a viagem descontraída para deixar as meninas mais calmas”, conta Franciele Paula e Silva, mãe de Ketlen. Elas farão provas na E. E. Júlio Soares em Governador Valadares.

.

11h46 – Alunos se concentram no portão do Colégio Apogeu, na Rua Santo Antônio, no Centro da cidade, esperando a abertura dos portões, que ocorre ao meio-dia.

.

11h43 – Candidata de Santos Dumont Marinilce Luiza, 17 anos, vai fazer as provas do Pism II no ICH. Teresinha Bento veio acompanhar a sobrinha que pretende cursar Medicina.

.

11h40 – Trânsito já está bem mais lento próximo ao Pórtico Norte

.

11h35 “A gente fica tão ansioso quanto eles”, conta a mãe Rosana Vecchi. Ela e o marido, José Márcio, vieram de Ponte Nova (MG) junto com a filha Lívia, que vai tentar Medicina no Módulo 3. Momentos antes da prova, ela revisa alguns conteúdos sentada próxima ao local de prova.

.

 

11h34 – Supervisor da Settra informa sobre o trânsito próximo ao campus

11h28 – Candidatos já se posicionam em Frente aos portões da Unipac

.

11h26 – Reunião com fiscais de provas na Escola Estadual Prefeito Joaquim Pedro Nascimento em Governador Valadares.

.

11h25 – Candidatos aguardam abertura do portão em frente à Faculdade de Letras.

.

11h20 Kesley Kelly Silva, de Bias Fortes (MG), é a primeira de sua família a tentar ingressar no ensino superior. Ela ainda está no Módulo 1, mas já tem um curso em mente: Administração. Emocionadas, a tia Maria Eniuza e a prima Edmara acompanharam a candidata até o local de prova. “É o que o coração dela quis. Ano que vem estamos aqui de novo, com outra integrante”, contou Maria Eniuza apontando para a filha.

.

11h17 – Percorrendo 157 quilômetros de São João Del e Rei a Juiz de Fora, Gabriella Dutra tem 16 anos e está inscrita no módulo II do Pism. A estudante está em dúvida em qual carreira ingressar, mas tem a certeza que é na área de Saúde. “Eu gosto da cidade, o campus é arbóreo e minha família é daqui também. Eu tenho dúvidas entre o curso de Medicina e outros do campo de Saúde, pois minha mãe atua na área como assistente social. Gosto da carreira, pois vejo algumas coisas críticas no Brasil e tenho muita vontade de ajudar o meu país.”

.

11h11 – Acompanhando a filha Elisyane Santos, o primo Luis Felipe e a amiga Ana Karolina, a mãe Gilcinéia Domingos Netto veio de Belmiro Braga para apoiar e incentivar os sonhos da filha que está no módulo II do Pism. “A única herança que podemos deixar para os nossos filhos é a educação. Eu fico bem nervosa, preocupada, mas feliz por ela poder estar tendo essa oportunidade que eu não tive. Minha felicidade é poder proporcionar para ela algo que eu não tive pra mim.”

.

11h12 – Confira os locais de prova no campus

Setor B
B2 – Faculdade de Letras
B3 – Instituto de Ciências Biológicas (prédio anexo)

Setor C
C1 – Instituto de Ciências Biológicas
C2 – Instituto de Ciências Biológicas

Setor D
D1 – Instituto de Ciências Exatas (prédio antigo)
D2 – Instituto de Ciências Exatas (prédio novo)

Setor E
E1 – Instituto de Artes e Design
E3 – Faculdade de Engenharia

Setor H
H1 – Faculdade de Odontologia
H2 – Faculdade de Farmácia
H5 – Faculdade de Enfermagem

Setor I
I1 – Faculdade de Economia
I2 – Faculdade de Comunicação Social

Setor J
J1 – Instituto de Ciências Humanas

Setor K
K1 – Faculdade de Educação
K2 – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
K3 – Faculdade de Serviço Social
K4 – Faculdade de Direito

Setor S
S1 – Faculdade de Medicina
S2 – Faculdade de Fisioterapia

.

11h01 – Sara Gracielle  da Silva Garcia veio de Três Rios (RJ) e fala sobre o primeiro dia de prova

10h50 – Pró-reitora de Graduação, Maria Carmem Simões, fala sobre as expectativas do primeiro dia de realização de provas

10h46  Litiane Ferreira veio de Lima Duarte acompanhando a filha Simara Gabriela Ferreira e Iugo Oliveira, que farão as provas do Pism I. Simara, que quer cursar Medicina, disse estar confiante por ter se preparado muito durante o ano. Iugo pretende fazer Engenharia Computacional.

.

10h42 – Fernando Henrique e Fabrícia Almeida vieram acompanhar o filho Augusto de 18 anos, que fará provas para o módulo III do Pism 2020. “Sempre gostei da área de Exatas, meu pai é engenheiro elétrico e quero seguir seus passos. Estou muito ansioso pelas aulas de laboratório e para participar das empresas juniores”, diz Augusto sobre expectativa de entrada na UFJF.

.

10h30 – Aluna do Colégio de Aplicação Coluni, localizado em Viçosa, Leila Maria de Assis Damasceno, candidata do módulo II do Pism, desde cedo saiu da cidade natal de Senhora dos Remédios (MG), próxima aos municípios de Carandaí e Ressaquinha, para estudar fora e criar possibilidades de ingressar no curso de Medicina. “Eu tenho muita expectativa pela minha filha, pois ela está se preparando faz muito tempo. Inclusive já saiu da terra natal para buscar o sonho dela. Eu torço pra que ela consiga realizar esse sonho estudando em uma universidade pública.”,conta a mãe de Leila, Helena de Assis Damasceno.

.

10h29 – Natural de Belo Horizonte, Ísis Oliveira, 17 anos, quer cursar Medicina. Veio de sua cidade natal no dia anterior para não se atrasar. Na companhia do pai, ressaltou que a expectativa para a prova não poderia ser melhor. “Eu fiz o primeiro e o segundo ano, agora é conseguir fazer bem o terceiro para realizar meu sonho”.

.

10h22 – Em função das provas do Pism 2020, as duas unidades do Restaurante Universitário (RU) da UFJF não irão funcionar neste sábado e domingo.

10h13 – Fiscais que atuarão no atendimento especial participam de reunião de orientação neste momento na Faculdade de Enfermagem.

.

10h10 – Marcos e Eliane Paiva vieram de Rio das Flores (RJ) para acompanhar a filha Emilly durante o Módulo III. A candidata deseja cursar Enfermagem. Enquanto a prova não começa, eles decidiram conhecer os diferentes locais do campus. “A Universidade é muito organizada”, comenta Marcos.

.

10h07 – Atenção candidatos, o trânsito já apresenta lentidão na Avenida Itamar Franco, entre o Shopping Independência e o Pórtico Sul da UFJF, e na Rua José Lourenço Kelmer e Avenida Presidente Costa e Silva, próximo ao Pórtico Norte.

.

10h02  Um grupo de amigos veio de Santa Bárbara do Tugúrio, município com cerca de cinco mil habitantes, para realizar as provas do Pism. “Não estou criando expectativas, mas escolhi o curso de Rádio, TV e Internet, pois é uma área que eu gosto muito, principal TV e internet”, conta o estudante de 17 anos, Daniel Alves Dias (de camisa vermelha).

.

9h57 – “Cheguei mais cedo com receio de não conseguir chegar a tempo para a prova em função do trânsito. Estudei o ano inteiro para a prova. Quero fazer Enfermagem na UFJF”, afirma Emanuely Sanches, candidata do Pism II.

.

9h52 – Estudante de Odontologia e fiscal do atendimento especial, Sara Machado, fala sobre a importância do trabalho que será realizado hoje

 

 

9h49 – “Meu primo formou em Matemática aqui na UFJF, e isso despertou em mim interesse na área”, conta o estudante de 16 anos, Eduardo Knop. Vindo de São João Nepomuceno (MG), acompanhado dos amigos, faz a prova do módulo II do vestibular seriado e tem dúvida em qual curso escolher, Matemática ou Engenharia Civil. “Minha escola prepara muito os estudantes para o Pism. Eu gosto da área de Exatas e até o pessoal da minha sala diz que eu seria um bom professor da área por ter facilidade.”

.

9h46 – Para agilizar o trânsito dentro do campus, existem pontos específicos para embarque e desembarque dos candidatos. Fique atento às sinalizações!

.

9h44 – Estudantes do município mineiro de Olaria, vieram juntos para realizar as provas do módulo III do Pism 2020.

.

9h35 Hamanda Laisa Fonseca, 18 anos, e Luiz Paulo Oliveira, 17, chegaram cedo aos locais de prova e, seguindo as indicações dos especialistas, trouxeram um lanchinho leve para aguardar a abertura dos portões.

.

9h33 – Após seis horas de viagem, com uma distância percorrida de 430 quilômetros, Emanuelle Vaz Gontijo, 18 anos, natural de Moema (MG), veio fazer as provas do módulo III do Pism acompanhada do pai, Renato Gontijo. Com o sonho de cursar Medicina está com boas expectativas. “Eu estudei bastante, fiz muitas provas antigas do Pism e acompanhei as orientações do site da UFJF. Gostei bastante do trabalho de acolhimento, pois é muito importante ter esse primeiro contato com a universidade.”

.

9h31 A estudante Rafaella Santiago veio de Senador Cortes para realizar as provas do Modulo 3 do Pism. A candidata ao curso de Pedagogia se encantou com a campanha, em comemoração ao Mês da Consciência Negra, desenvolvida pela UFJF.

.

9h29 A coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI),  Katiuscia Vargas, fala sobre preparativos para atendimento especial no Pism 2020

9h25 – Os primeiros candidatos já chegaram ao IF Sudeste. Para aproveitar o tempo, estão jogando truco enquanto esperam a abertura do portão. Ana Luiza Guimarães Santos, João Pedro Medeiros, Luiza Araújo e Cibele Caetano Costa vieram de Barbacena para as provas do do Módulo I do Pism.

.

9h22 Preparativos para atendimento especial na Faculdade de Enfermagem. À esquerda, a coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da UFJF, Katiuscia Vargas Antunes.

.

 

9h20 – Os estudantes de Três Rios (RJ) acabaram de chegar ao Campus da UFJF para a realização das provas do Pism. Entre eles, William do Nascimento (último à direita), faz os exames do módulo III do vestibular seriado e pretende uma vaga no curso de Educação Física. Alocado no prédio anexo do ICB, está ciente de todas as regras e conta o motivo de ter escolhido a graduação. “Escolhi Educação Física porque eu gosto da área e falta pouca pontuação para a aprovação. Além disso, muitos professores meus formaram aqui e falaram que a UFJF é muito boa.”

.

9h04 – Os candidatos Larissa Osório, do Bairro Barbosa Lage, e Lucas Neves, do Bairro Cidade do Sol, chegaram no Instituto de Ciências Humanas  (ICH) às 7h para o primeiro dia de provas do módulo 2 do Pism.

.