“Sentinelas da Tradição”, de Dmitri Fernandes, aborda a autenticidade na música popular brasileira urbana, especificamente no samba e no choro (Foto: Divulgação)

O livro “Sentinelas da Tradição”, do professor Dmitri Cerboncini Fernandes, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), recebeu, no último dia 22, menção honrosa na categoria “Linguística, Letras e Artes”, do prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). A obra foi publicada em 2018, pela editora Edusp.

O livro é uma adaptação da tese de doutorado, defendida em 2010, que ganhou o prêmio Capes de melhor tese do Brasil, em 2011. A temática central é sobre o processo de constituição da noção de autenticidade na música popular brasileira urbana, especificamente, no samba e no choro.

Fernandes destaca a importância do prêmio e do tema, visto que a escolha abrange todas as editoras universitárias do Brasil. “As editoras universitárias têm muitos critérios na seleção das obras, sendo elas de caráter científico mais elevado, e tendo a possibilidade de selecionar pela qualidade e não pelos critérios comerciais. Além disso, é importante discutir a transformação interna do samba e do choro nos gêneros musicais brasileiros mais autênticos.”

A premiação
Em sua quinta edição, o prêmio busca abarcar os vários conhecimentos técnicos e profissionais envolvidos na cadeia produtiva do livro, de modo a incentivar a qualificação das edições das casas editoriais no âmbito do conhecimento científico e acadêmico.