Zélia Ludwig recebe medalha Nelson Silva, em comemoração à conscientização e representatividade negra no Brasil (Foto: Arquivo pessoal de Zélia Ludwig)

A Câmara de Juiz de Fora entrega, nesta quinta-feira, 28, a tradicional medalha Nelson Silva, em comemoração à conscientização e representatividade negra no Brasil. Dentre os dez homenageados está a professora da UFJF, Zélia Ludwig, única professora negra do curso de Física da instituição. A cerimônia acontece a partir das 19h30 na Câmara. 

Zélia é reconhecida internacionalmente por trabalhos de Ciência dos Materiais. Outro trabalho da professora é o resgate da ancestralidade e do protagonismo do continente africano na produção do conhecimento científico, que mostra a matemática, desenvolvida na África, antes da invasão europeia.

Mineiro de Juiz de Fora, Nelson Silva, foi contador, tipógrafo e um dos maiores compositores da história do município e do país. Atento à situação do negro no Brasil, retratou a dura realidade enfrentada pela raça, através de cantos e lamentos, usando uma forma de linguagem típica do escravo. 

Confira a lista de homenageados