A temporada segue até sábado, 30, em comemoração pelos 25 anos do Núcleo (Foto: José Luiz Ribeiro)

O Núcleo de Terceira Idade do Grupo Divulgação apresenta o espetáculo “Bodas de Prata”, em comemoração aos seus 25 anos. O texto é de José Luiz Ribeiro, que também assina a direção, rememorando acontecimentos e casos curiosos vividos nessa trajetória. A peça estreia nesta quinta-feira, dia 28, e segue em curta temporada até sábado 30, às 20h, no Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A entrada é franca.

Ribeiro classifica “Bodas de Prata” como a história do grupo. “No final, damos ao elenco a oportunidade de fazer algo que eles são muito bons: a comédia”, afirma o autor, que também dirige 24 atores e atrizes nesta montagem.

O Núcleo de Terceira Idade nasceu a partir de um projeto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o “Universidade com a Terceira Idade”. José Luiz Ribeiro conta que foi convidado para fazer uma palestra e, em seguida, os participantes do curso escolheram o teatro como tema de uma oficina. Mas, encerradas as atividades, o desejo de atuar continuou. “Então demos continuidade ao trabalho. Primeiro a gente tinha um grupo relativamente pequeno, sete, oito pessoas. No segundo ano, a gente passou a ter 20, 25. Teve momento em que a gente teve dois grupos”, avalia. 

Desde 1994, o Núcleo de Terceira Idade apresenta dois espetáculos por ano: no dia 7 de julho, data de fundação do Grupo Divulgação; e outro no fim do ano, em curta temporada. 

Ao propor o encontro de idosos com a arte do teatro, o Núcleo tem ainda uma função social para cada um dos seus integrantes. Alguns deles participam do grupo desde a sua criação. Para o diretor, uma questão de fidelidade. 

“A importância do grupo é que trabalha com a saúde das pessoas. O  pessoal de terceira idade pode ter a oportunidade de ter aquilo que eles não tiveram na vida. Durante a juventude, às vezes queriam fazer teatro, mas o pai não deixava. A nossa grande maioria no elenco, é de senhoras. E agora eles vêm e se encantam com o teatro”. 

O Forum da Cultura fica na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro.

Outras informações: (32) 3215-3850 – Forum da Cultura