Da esquerda para a direita: professor Bernardo Miloski Dias, professor Maurício Gattás Bara Filho, mestranda Adelita Vieira e professor Cristiano Diniz da Silva (foto: arquivo pessoal)

Uma dissertação realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEFI), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), investigou a prevalência da Síndrome de Burnout em jogadores da equipe JF Vôlei, na temporada 2018/2019. A pesquisa foi realizada com 14 atletas, durante a pré-temporada, as finais do campeonato estadual e duas fases da Superliga B. No estudo, a acadêmica Adelita Vieira de Morais analisou as possíveis relações com as cargas de treino e o processo de recuperação.

Segundo Adelita, o distúrbio é um estado de esgotamento físico e mental e sua causa está relacionada com a vida profissional. Os resultados da dissertação apontaram que, embora a maioria dos atletas tenha apresentado baixa propensão à síndrome, alguns exibiram alta sensibilidade. Nesse caso, a preocupação é com os impactos no desempenho e no trabalho em equipe.

A pesquisadora ressalta que os estudos demonstraram, ainda, que fatores individuais, como perfeccionismo, nível de motivação e paixão influenciam nas formas de perceber e lidar com situações estressantes. Essas, por sua vez, podem interferir na sensibilidade ao distúrbio. “O estresse, a recuperação, as cargas de treinamento e a síndrome de Burnout se correlacionam e, quando monitoradas de forma sistemática e individualizada ao longo da temporada, visam maximizar o desempenho dos atletas, proporcionando soluções fisiológicas e psicológicas para minimizar riscos de lesões, doenças e overtraining”.

Para o professor orientador, Maurício Gattás Bara Filho, a pesquisa é relevante sob o ponto de vista de que a Síndrome de Burnout tem crescido em profissionais como médicos, enfermeiros e professores, com grande incidência em atletas. Dessa forma, o estudo tem valor também no aspecto preventivo, assim como  pode servir de referência para futuros pesquisadores sobre o tema.

Contatos:
Adelita Vieira de Morais (Mestranda)
dede_guedes17@yahoo.com.br

Maurício Gattás Bara Filho (orientador)
Mgbara1973@gmail.com

Banca examinadora:
Prof. Dr. Maurício Gattás Bara Filho – Orientador (UFJF)
Prof. Dr. Cristiano Diniz da Silva – (UFJF-GV)
Prof. Dr. Bernardo Miloski Dias – (IF-Sudeste MG)

Outras informações: (32) 2102 – 3291 – Programa de Pós-graduação em Educação Física