Evento reuniu estudantes e servidores (Foto: Bruna Souza)

Estudantes e servidores da UFJF-GV participaram nesta quarta-feira, 20, Dia Nacional da Consciência Negra, do I Workshop Pedagógico: Motivação, Resiliência e Felicidade na Vida Acadêmica.

O evento organizado pela pedagoga Rosângela Santos, do setor de Apoio Estudantil da UFJF-GV, abordou a origem, ingresso e permanência dos discentes pretos na universidade; a representatividade da comunidade preta nos seus diferentes espaços da academia; a estigmatização da cultura e das religiões de matriz africana; o empretecimento da comunidade acadêmica; a estética e silenciamento da comunidade preta nos diferentes espaços da sociedade brasileira; e o processo de integração da UFJF-GV com a comunidade preta e periférica de Governador Valadares.

De acordo com Rosângela Santos, o debate sobre racismo e suas formas de manifestação é uma discussão liderada pela comunidade preta que se intensificou, principalmente, após a aprovação da Lei nº 12.711/2012, conhecida como Lei das Cotas. “Trata-se de uma questão fundante da sociedade brasileira que, por muitas décadas, ficou escamoteada sob o pretexto de vivermos uma democracia racial.  Essa é uma temática atinente a comunidade acadêmica e vinculada as atribuições do Setor de Apoio Estudantil no que concerne ao objetivo desta instituição de assegurar a democratização do ensino, e que deve envolver todos os segmentos da comunidade acadêmica”.

A segunda edição do workshop será realizada no primeiro semestre de 2020, quando serão discutidas as tessituras da vida acadêmica e seus desdobramentos na vida do estudante de graduação.