Alexandre Ferreira Oliveira terá mandato de dois anos (Foto: Arquivo pessoal)

Alexandre Ferreira Oliveira terá mandato de dois anos (Foto: Arquivo pessoal)

O cirurgião oncológico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Alexandre Ferreira Oliveira assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) para um mandato de dois anos. É a primeira vez em seus 33 anos que a Sociedade passa a ser regida por alguém de Minas Gerais. A posse ocorreu no final de outubro.

Oliveira, atuante em hospitais de Juiz de Fora e outras cidades da Zona da Mata, garante que a nova liderança da SBCO pretende inserir o cirurgião oncológico na sociedade e no mercado de trabalho, esclarecendo as dúvidas que os pacientes possam vir a ter a respeito do profissional. O professor também visa incluir a disciplina de Cirurgia Oncológica como obrigatória no currículo de diversos cursos de medicina do país, uma vez que o câncer é uma questão de saúde pública e a principal causa de morte em 12 capitais brasileiras, precisando ser discutido, estudado e prevenido.

O professor explica que a oncologia é composta por um tripé formado pela radioterapia, oncologia clínica e cirurgia oncológica, respondendo por acréscimo de sobrevida e de cura em torno de 10%. “Presidir uma sociedade como essa, por meio da qual se tem uma interface para deliberação e uma formatação de conduta que podem impactar no tratamento oncológico do país, é algo muito importante. Isso coloca Juiz de Fora no cenário como uma das cidades onde se trata adequadamente um paciente com câncer, o que já é uma realidade, visto que na Zona da Mata, hoje, o Hospital Universitário da UFJF é o segundo hospital que mais opera câncer.”

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica foi fundada em 1988 e tem como missão “agregar profissionais envolvidos no tratamento oncológico, promovendo educação médica continuada, com intercâmbio de conhecimentos, que visem a prevenção, detecção precoce e o melhor tratamento possível aos pacientes com câncer, fortalecendo e representando a Cirurgia Oncológica Brasileira”,  Atualmente, é uma das poucas sociedades brasileiras que aceita filiação de médicos independente de suas especialidades.