Evento foi coordenado pelas professoras Mabel Miluska e Valéria de Oliveira , do departamento de Odontologia (Foto: Dante Rodrigues)

Propostas de biomateriais e tecnologias inovadoras aplicadas à saúde foram temas de um congresso promovido pelo departamento de Odontologia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), entre os dias 21 e 22 de novembro.

Organizado pelas professoras Mabel Miluska e Valéria de Oliveira, o evento contou com palestras e uma mostra científica em saúde com apresentação de trabalhos em formato de banners, desenvolvidos por estudantes da área de Odontologia. “Biomateriais e inovações são temas bastante atuais e devem ser amplamente discutidos com a nossa comunidade acadêmica, entre os estudantes de graduação e pós-graduação, para que a gente possa fomentar ideias e pesquisas em nosso campus”, destacou Valéria.

Professor Fábio Pieri falou sobre sua pesquisa com óleo de copaíba (Foto: Dante Rodrigues)

Dentre as palestras, o público presente teve a oportunidade de acompanhar a apresentação do professor Fábio Pieri, coordenador acadêmico da UFJF-GV.  Doutor em Medicina Veterinária, Fábio falou de sua experiência com produtos feitos a partir da vegetação brasileira e de como realizar testes para obter informações que forneçam ao pesquisador a segurança de utilização de determinado produto com eficiência.  “Trouxe um pouco da minha experiência do doutorado, em que eu identifiquei no óleo de copaíba, um óleo natural de várias plantas existentes no Brasil, um composto que tinha atividade inibitória da formação de placa dental em cães. Que potencialmente diminuiriam a prevalência de doença periodontal nos cães, mas que também apresentariam grande potencial para redução de cáries em humanos”.

Mostra Científica em Saúde

Tamara Luísa Miranda Dias foi uma das participantes da Mostra Científica em Saúde (Foto: Dante Rodrigues)

Alguns dos estudantes do curso de graduação de Odontologia aproveitaram a oportunidade para apresentar à comunidade acadêmica projetos inovadores. É o caso da estudante Tamara Luísa Miranda Dias, do oitavo período, que explicou ao público presente na Mostra o trabalho “Placa oclusal com retenção extraoral: uma técnica inovadora no tratamento do bruxismo em pacientes com Síndrome de Down”.  De acordo com Tamara, a prevalência de bruxismo é alta em pessoas com Síndrome de Down, porém, devido ao risco de deglutição ou asfixia pelas placas oclusais, não se indica o uso das mesmas pelos portadores da síndrome. “Por isso, nós criamos placas com uma retenção extraoral que apresentaram resultados extremamente positivos. Os pacientes tiveram boa aceitação ao uso das placas, sem qualquer trauma ou lesão. Foram relatadas inclusive melhorias na qualidade do sono de nossos pacientes”.

Maria Luiza Vieira Lopes falou de sua experiência no Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (Foto: Dante Rodrigues)

A integração ensino, serviço e comunidade de forma articulada também teve espaço dentre os trabalhos apresentados. A estudante Maria Luiza Vieira Lopes, do oitavo período de odontologia, destacou durante a Mostra sua experiência no Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (Pet-Saúde). Maria Luíza fez um relato das ações realizadas pelos estudantes entre os anos de 2016 e 2017 na Estratégia Saúde da Família, em Governador Valadares. “O presente trabalho buscou analisar o impacto gerado pelo Programa PET GraduaSUS na formação em Odontologia e na interação serviço, ensino e comunidade.  Percebemos que em razão das ações de educação em saúde que foram praticadas, a sobrecarga da demanda do profissional diminuiu; percebemos também que além de aumentar o nosso conhecimento enquanto discentes, as ações possibilitaram à comunidade receber maior assistência”.