Evento acontece nesta sexta-feira, dia 22, às 10h30, na Faculdade de Farmácia (Foto: UFJF)

A Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irá implementar nesta sexta-feira, dia 22, às 10h30, seu novo laboratório de Biologia Molecular. O espaço está sendo preparado desde o início do ano e conta com equipamentos especializados para diagnóstico e análise na área. A inauguração do laboratório acontecerá no prédio da Faculdade.

O laboratório foi pensado de maneira a concentrar em um único espaço os equipamentos disponíveis para a Biologia Molecular. Segundo o diretor da Faculdade de Farmácia, Marcelo Silvério, a decisão foi tomada de maneira a “agilizar o processo de pesquisa clínica e desenvolver as pesquisas realizadas na Universidade, criando um espaço propício para a Biologia Molecular”. O espaço terá caráter multiusuário, estando aberto para pesquisadores da área que tenham interesse em desenvolver projetos no laboratório. Além disso, graduandos dos cursos da UFJF poderão utilizá-lo sob supervisão.

A Biologia Molecular é a área das ciências que se dedica a estudar os organismos do ponto de vista molecular, tendo enfoque principal no estudo e análise de ácidos nucleicos, que formam os RNAs e DNAs. A área de pesquisa analisa as informações contidas nos genes, permitindo os estudos sobre hereditariedade e sobre as funções da células. A partir deste tipo de pesquisa, é possível, por exemplo, se obter a detecção de marcadores com a finalidade de diagnóstico de câncer, além do desenvolvimento de medicamentos.

Segundo os coordenadores do laboratório, José Otávio do Amaral e Olavo dos Santos Pereira, a implementação do espaço permite a abertura para novas possibilidades de estudo. “Com o auxílio de todos os equipamentos disponíveis para a realização destas técnicas, será possível realizar diagnósticos de doenças infecciosas e parasitárias; estudos e testes de novos fármacos e estudos de neoplasias. Serão disponibilizadas pesquisas clínicas, apoio a pós-graduação e até mesmo ao serviço.”

Outras informações – (32) 2102 – 3803 – Faculdade de Farmácia