O presidente nacional da rede e estudante de Engenharia na UFJF, Cleuller Camilo, representou os Engenheiros sem Fronteiras no evento (Foto: Arquivo pessoal)

Os Engenheiros sem Fronteiras, cujo núcleo juiz-forano é localizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), receberam nesta segunda-feira, 18, o maior prêmio para organizações não governamentais (ONGs) do Brasil: o Melhores ONGs. A premiação, que seleciona as 100 organizações que mais se destacam em termos de transparência e gestão em suas atuações, foi promovida pelo Instituto Doar, pela agência “O mundo que queremos” e pela Rede Filantropia. A terceira edição do evento, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, ocorreu no Teatro J. Safra, em São Paulo.

Além de figurar na lista das 100 melhores ONGs do país, os Engenheiros sem Fronteiras conquistaram o prêmio de melhor ONG de desenvolvimento local do Brasil. Este ano, foram avaliadas 757 entidades em 47 critérios, como estrutura administrativa e financeira, presença de conselhos de gestão, captação de recursos e transparência.

O presidente nacional da rede e estudante de Engenharia na UFJF, Cleuller Camilo, representou os Engenheiros sem Fronteiras no evento e ressaltou a importância da premiação para a ONG. “Acreditamos que esse prêmio é uma iniciativa muito importante para o setor no Brasil. É o momento de esse setor ser tratado com a seriedade e com a relevância de seus projetos. O prêmio possibilita para os Engenheiros maior visibilidade e reconhecimento na sociedade brasileira, seja para captação de recursos ou para criar conexões.”

O prêmio

O Brasil tem mais de 300 mil ONGs e o prêmio “Melhores ONGs do Brasil” foi criado para auxiliar doadores, patrocinadores e voluntários a conhecer as entidades que trabalham em benefício da sociedade. O intuito é identificá-las, reconhecê-las e utilizá-las como inspiração para as demais entidades.

Organização

Fundado nos anos 1980, na França, a organização Engenheiros sem Fronteiras chegou no Brasil em 2010. Em Juiz de Fora, é constituída por profissionais e estudantes de Engenharia e áreas correlatas, que utilizam o conhecimento técnico para promover desenvolvimento humano e sustentável. Atualmente atua em mais de 70 cidades do país, com mais de 350 projetos nacionais e dois internacionais, impactando mais de 60 mil vidas em suas ações.

Confira a lista completa de ONGs

Página do Engenheiros sem Fronteiras
Página do Melhores ONGs