Uma dissertação realizada no Programa de Pós graduação em Educação Física (PPGEFI), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mostrou que pacientes com cirrosse hepática apresentam maior dificuldade de recuperação da frequência cardíaca, após teste de caminhada de 6 minutos (TC6min), quando comparados a pessoas sem o problema no fígado. Foram avaliados 24 pacientes com a doença e 24 indivíduos saudáveis, pareados por idade e sexo. A pesquisa foi realizada por Tuany Mageste Limongi Zamperlim.

Segundo a pesquisadora, os resultados encontrados “foram importantes tanto para prática profissional multidisciplinar, quanto para desdobramentos de futuras pesquisas, tendo assim uma maior compreensão dessa comorbidade, para  melhorar cada vez mais a qualidade de vida desses pacientes através do exercício físico”.

O estudo também contribui para fortalecer o Ambulatório de Atividade Física em Saúde, em conjunto com o Serviço de Hepatologia do Hospital Universitário da UFJF.  Tuany explica que, no ambulatório, parte dos pacientes cirróticos atendidos são avaliados e encaminhados para treinamento físico. Os relatos das pessoas atendidas mostram, segundo ela, que o desenvolvimento deste tipo de pesquisa tem melhorado a qualidade de vida de muita gente.

Tuany destaca, ainda, que a  ideia para o projeto partiu de uma continuação da apuração feita ainda na graduação, quando fazia parte do grupo de pesquisa intitulado “ Unidade de Investigação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício(InCFEx)”. Este grupo atua para desenvolver pesquisas científicas sobre os efeitos agudos e crônicos de manobras fisiológicas, em parâmetros cardiovasculares, renais e autonômicos.

O professor e orientador da dissertação, Mateus Camaroti Laterza, avalia positivamente os resultados que, na opinião dele, são relevantes para a sociedade, especialmente por causa dos  conhecimentos obtidos que, quando comparados com os de projetos anteriores, mostram uma grande evolução da investigação científica na área.

Contatos:
Tuany Mageste Limongi – Mestranda
tuanymageste@gmail.com

Mateus Camaroti Laterza – Orientador
mateuslaterza@hotmail.com

Banca examinadora:
Prof.Dr. Mateus Camaroti Laterza – Orientador (UFJF)
Prof. Dr. Pedro Augusto de Carvalho Mira – Coorientador (UFJF)
Prof.ª Dr.ª Katia Valéria Dias Bastos Barbosa – (UFJF- Medicina)
Prof.ª Dr.ª Isabelle Magalhães Guedes Freitas – (Suprema)

Outras Informações: (32) 2102 – 3291 – Programa de Pós-graduação em Educação Física