Exposição conta com 80 trabalhos de pacientes que integram a Rede de Atenção Psicossocial (Foto: Alexandre Dornelas)

Uma generosa amostragem do potencial criativo dos integrantes da Associação Pró-Saúde Mental Trabalharte pode ser conferida no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com a Pró-reitoria de Cultura (Procult) apresentando, na Galeria Reitoria, a mostra “InsPira, ExPira e Segue – 18 anos de Loucura pela Arte”, com 80 trabalhos de pacientes que integram a Rede de Atenção Psicossocial. A abertura da exposição acontece nesta quinta-feira, dia 21, às 15h, com show do grupo de canto Cuca Fresca. 

Preparadas com materiais de reciclagem, mas sem compromissos com temas, técnicas específicas ou escolas de arte, as obras ressaltam o resultado de uma proposta de inclusão sociocultural que vem sendo realizada há quase duas décadas.

Acolhimento e afeto são valores agregados ao projeto, que também traz o propósito de economia solidária, gerando renda para os artistas a partir de encomendas, feiras e exposições dos produtos. Além de quadros e mandalas, o grupo produz artesanalmente objetos, kits de embalagens, e acessórios como bolsas e sacolas ecológicas. A ideia é que a arte atue terapeuticamente, contribuindo com a melhora desses pacientes, aprimorando o convívio familiar e com a comunidade em que estão inseridos. 

Homenagem

A exposição, cujo título integral é “InsPira, ExPira e Segue – 18 anos de Loucura pela Arte”, traz uma coletânea histórica que reúne obras não apenas da Associação, como também de usuários do Centro de Convivência Recriar, a partir de uma parceria estabelecida entre maio de 2006 e setembro de 2019. A mostra revisita a memória de dois integrantes, Alceu Rodrigues e Yuri Schuery,  que deixaram como legado as marcas da potência e da expressividade de seu gesto criador.

Os atuais expositores têm entre 18 e 70 anos e são acompanhados pela psicóloga Ilka Araújo Soares, do Centro de Convivência Recriar, e pela equipe da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) da UFJF. Os projetos da Associação já foram alvo de premiações, obtendo, em 2010, o reconhecimento do Ministério da Saúde com um laboratório de customização de vestuários e acessórios com estamparia e bordados.

Economia solidária

Segundo Ilka Soares, a Associação, cujas bases estão no modelo do cooperativismo/associativismo, busca dinamizar ações para recuperar a contratualidade dos pacientes, provendo recursos e realizando parcerias com instâncias públicas e com a iniciativa privada, objetivando a circulação e a inserção social da produção e de seu realizador. 

“A Trabalharte se configura como substrato importante para as atividades de geração de trabalho e renda. A abertura para um caminho mais promissor e inclusivo se ancora no campo da economia solidária, em busca de subsídios para a articulação entre a ideia do cooperativismo/associativismo e as práticas inerentes aos serviços de saúde mental”, explica. Ela ressalta ainda que, “nascidas da mesma matriz, a economia solidária e o movimento antimanicomial objetivam a luta contra a exclusão social e econômica e situam as associações de usuários como sendo dispositivos potentes no processo de desinstitucionalização”.

Perspectivas e lutas

Os resultados da reabilitação psicossocial pelo trabalho manual não industrializado são considerados positivos pelos coordenadores do Trabalharte, que, no momento, estão empenhados na busca de uma sede para a Associação. Eles destacam a importância dessa empreitada em função da urgência de se conseguir um espaço de armazenamento para os materiais de que dispõem e que incluem trabalhos prontos ou em vias de finalização.  

Luiz Felipe Falcão, que acompanha também o grupo, lembra que, em 2001, a Associação esteve sob os cuidados da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) da UFJF, em face do alinhamento com o propósito de viabilizar a reinserção de cidadãos na sociedade e valorizar as relações horizontais nos processos de gestão, inclusive com geração de trabalho e renda. “Devido à necessidade de acompanhamento mais próximo dos associados, decidimos por uma  nova incubação”, diz.

A exposição na Galeria Reitoria marca mais uma etapa de incubação da Trabalharte na Intecoop, enquanto extensão universitária. “O começo das atividades da Associação nos anos 2000 teve monitoramento da Intecoop/UFJF e, agora, quando o grupo completa 18 anos, a Incubadora da UFJF dá início a um novo acompanhamento, sob a perspectiva de autonomia e autogestão, além dos princípios da economia popular solidária.”

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. 

Outras informações: (32) 2102-3964 (Procult-UFJF)