A sala de multimeios da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, nesta terça-feira, às 19h, a palestra “A inserção do goleiro no modo de jogo da equipe”. A iniciativa será ministrada pelo egresso da Faefid, Fernando Corrêa, treinador de goleiros do Coritiba Foot Ball Club e de seleções de base do Brasil.

“O tema é atualíssimo”, afirma o professor do Departamento de Desportos da Faefid e coordenador do projeto de extensão Dom de Bola, Marcelo Matta. “O goleiro, hoje, é bem diferente daquele de 20 anos atrás. Atualmente, ele faz parte do ataque da equipe, tentando aumentar a área efetiva do jogo, quando um zagueiro ou um lateral está pressionado, por exemplo, aumentando o tamanho do campo de jogo. Ele também participa ativamente do jogo, fazendo lançamentos para o ataque, atua causando superioridade numérica naquele setor do campo, mantendo a posse de bola. Na defesa, além de o goleiro realizar sua principal função, que é defender a meta, ele pode jogar adiantado, numa perspectiva de jogar de líbero”.

Os interessados em participar do evento não precisam se inscrever e nem pagar taxa, basta chegar à Faefid um pouco antes do início das atividades. De acordo com Matta, o interesse do treinador de goleiros pelo tema não é recente. “Foi um bom aluno, fez o trabalho de conclusão de curso relacionado à temática e também foi goleiro quando era mais jovem”, conta. 

Corrêa corrobora com as palavras do professor. “Como era ex-atleta de base, já entrei para o curso de Educação Física, com meu objetivo bem definido: trabalhar com a preparação de goleiros. Então, ao longo de toda minha graduação, direcionei meus estudos para esta área”.

Atualmente, Fernando Corrêa é treinador de goleiros do Coritiba Foot Ball Club, que em 2019 disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. O profissional também já fez trabalhos nas seleções Sub-15 e Sub-17 do Brasil.

Outras informações: (32) 2102-3202 – Faculdade de Educação Física e Desportos