Da esquerda para a direita: professor Marcus Vinícius David, mestranda Iara Verbena Rodrigues, professora Heloísa Pinna Bernardo Bicalho e professores Márcio Moutinho Abdalla e Paulo Roberto Rodrigues de Souza (ambos no vídeo) (foto: arquivo pessoal)

A proposta de um plano de ação para implementar um sistema de pagamento que melhore a eficiência da movimentação financeira da bilheteria do Restaurante Universitário (RU/UFJF) pautou a dissertação da Assistente em Administração do Campus UFJF/GV, Iara Verbena Rodrigues. A ideia é a de aprimorar desde a venda dos tíquetes aos usuários até o controle de acesso. A pesquisa foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP). 

De acordo com Iara, o estudo apresenta uma alternativa para o RU/UFJF de utilização de arranjos de pagamento (cartões de pagamentos) nas vendas dos tíquetes. Desta forma, a UFJF empregaria a tecnologia para automatizar e tornar a operação mais eficiente, segura e focada pela simplicidade e conforto. “Os cartões de crédito e/ou débito são alternativas mais seguras e cômodas para a efetivação de um pagamento em relação ao uso do dinheiro, principalmente no que se refere à otimização  dos micropagamentos que são presentes na operação do RU/UFJF”, defende.

Ao entender que o uso dos cartões de débito ou crédito pode implicar em taxas e novos custos, Iara salienta que a dissertação apresenta uma estimativa desses novos gastos com o objetivo de analisar a viabilidade da implementação. “Essa solução está dividida em sete propostas que compõem o Plano de Ação, como: definir contratação de uma empresa especializada em solução de intermediação de pagamento por meio eletrônico; permitir interfaceamento do SIGA com outros sistemas, com o objetivo de possibilitar o acesso aos dados dos usuários armazenados no SIGA; implantação de máquinas de autoatendimento e de nova funcionalidade do APP UFJF para venda de crédito para o RU, entre outras.”

Contato:
Iara Verbena Rodrigues (mestranda)
Iaravrodrigues@gmail.com 

Banca Examinadora:
Prof. Dra. Heloísa Pinna Bernardo Bicalho – (orientadora – UFJF)
Prof. Dr. Marcus Vinícius David – (UFJF)
Prof. Dr. Márcio Moutinho Abdalla –  (UFF)
Prof. Dr.Paulo Roberto Rodrigues de Souza – (UNIFAL)

Outras informações: (32) 2102-3522  –  Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP)