O projeto de extensão “Pés de Valsa: danças de salão UFJF”, desenvolvido na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza seu primeiro festival de dança, que tem como objetivo promover interação entre instituições e escolas, públicas e privadas, que ensinam dança de salão. As apresentações ocorrerão no dia 21 de novembro, às 20h, no Cine-Theatro Central. O evento é gratuito e aberto ao público.

Segundo o professor do Departamento de Ginástica e Arte Corporal e um dos coordenadores do projeto de extensão, Neil Franco, o Festival Pés de Valsa também visa mostrar ao público que a dança de salão é uma atividade coletiva. “As apresentações vão contar com no mínimo três duplas, para mostrar ao público que a dança de salão pode ser uma atividade coletiva. Nosso objetivo não é apenas fazer um festival com belas apresentações, mas é também gerar nas pessoas um sentimento de que elas também podem participar.”

O festival conta com 13 apresentações nos mais variados estilos de dança. São eles: o bolero, representado pelo Projeto de Extensão Pés de Valsa, pelo Programa de Atividade Física e Qualidade de Vida da Prefeitura de Juiz de Fora, coordenado por Lúcia Martins, e também pelo Grupo Balliamo, sob a direção de Julio Cézar Franco; o forró, apresentado pelo Projeto de Dança do Educandário Carlos Chagas, fundado pela Associação dos Funcionários da Empresa BD e dirigido pela professora Luiza Goulart; o zouk, com os grupos Sensações e Dançar é Viver, coordenados respectivamente por Anderson Oliveira e Maximillian Santos; o tango, apresentado pela Cia de Dança Pires Basílio, sob a coordenação de Anísio Basílio e Elis Pires, e pelo Grupo Balliamo; a bachata, representada pelo grupo Dançar é Viver; o samba, pela Cia de Dança Pires Basílio; e a salsa, pelo Grupo Sensações e pelo Projeto de Extensão Pés de Valsa.

O projeto

Oferecer um espaço de vivências e de troca de experiências corporais por meio do universo da dança de salão é um dos objetivos do projeto de extensão “Pés de Valsa: danças de salão UFJF”. O trabalho é coordenado pelos professores Neil Franco e Carlos Alberto Nascimento. A iniciativa oferta aulas dança de salão gratuitas para quem se interessa pela atividade, independente de conhecimentos anteriores. O projeto se divide em três grupos: iniciante, intermediário e “Grupo Pés de Valsa”.

Outras informações: (32) 2102-3292 – Faefid