A Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) divulgou nesta quinta-feira, 14, o resultado do edital para seleção de propostas para a 2ª Semana da Consciência Negra, que ocorre entre o dia 19 e 29 de novembro na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O processo, aberto para a sociedade em geral, selecionou atividades idealizadas por estudantes, pesquisadores, mestrandos, doutorandos e integrantes de coletivos. O resultado e a programação podem ser conferidos neste link*. Os locais de realização de algumas atividades serão divulgados.

São mais de vinte projetos aprovados para os dois campi, sendo oficinas, ciclo de debates, minicursos, palestras, mostras, workshops, entre outras modalidades. Para participar da semana, basta realizar inscrição nos próprios locais e horários da programação. A participação nas atividades confere certificado.

O diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira, destaca alguns pontos importantes da programação. “Teremos uma mesa que vai discutir os 15 anos de cotas na Universidade. Além de discussões sobre as teses e dissertações, defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação, nos anos em que o programa existe.”

Programação

No dia 19, a programação conta com o lançamento do coletivo Afroflor, com as pós-graduandas do Programa de Pós-graduação em Linguística e Estudos Literários, Andrêssa Maria da Silva e Tatiane de Carvalho Morais. A proposta é discutir os enfrentamentos e as resistências da estética da mulher negra.

A Semana conta também com atividades de membros externos à UFJF. Uma delas é do ciclo de debates sobre “Pós-abolição e Cultura Negra em Minas Gerais”, ministrado por membros da comunidade acadêmica da Universidade de São João del-Rei, da Universidade Federal de Alfenas e da Prefeitura de Juiz de Fora.

Em Governador Valadares, será realizado o Mês da Consciência Negra, no qual serão trabalhados podcasts e textos via Whatsapp, encontros temáticos, cine acadêmico, intervenção no Restaurante Universitário e o I Workshop Pedagógico: Motivação, Resiliência e Felicidade na Vida Acadêmica.

Outras informações: (32) 2102-6919 – Diretoria de Ações Afirmativas

*Atualizado em 19 de novembro de 2019, às 17h38