Edição proporcionará aos visitantes um momento de celebração e aprendizado (Foto: Gustavo Tempone)

A próxima edição do Domingo no Campus, dia 17, unirá cultura e lazer, proporcionando aos visitantes um momento de celebração e aprendizado. Em referência ao Dia da Consciência Negra, lembrado em 20 de novembro, as atividades vão despertar a educação e o respeito em programação que ocorre das 9h às 13h.

Além das brincadeiras e troca de saberes, neste domingo, o projeto receberá a participação do grupo de capoeira Jireh, com demonstrações e rodas de dança, um marco da cultura brasileira.

Outra novidade no Domingo no Campus vai ser a “caça ao tesouro”, uma brincadeira que vai estimular o espírito aventureiro nas crianças. Por meio de pistas espalhadas pela praça cívica da UFJF, os participantes terão que desvendar os mistérios e encontrar o tesouro.

O domingo contará também com a presença das oficinas tradicionais que alegram o evento em todas as edições. Festival de pipas, jogos e brincadeiras com os professores Danuza Moraes, Ursula Silva, Jerônimo Lopes e Moacyr Oliveira; as artes da Fifia; a Tia Nilcéia e suas histórias; e a oficina de montagem de brinquedos com material reciclável.

Os participantes poderão participar da Oficina de Bordado com a Professora Gabriela Machado, além da Ginástica para 3º idade com a professora Vanessa Corrêa. Tudo isso ao som da oficina Funga Alafia que oferece a educação musical e do DJ Álvaro Capute, que anima a galera.

O projeto “Na vizinhança da Filosofia: O pensar que abre ao mundo” vem como uma novidade e traz a figura de barbante, conhecida como cama de gato, na intenção de criar um espaço de proximidade da filosofia com as crianças.

A fim de ajudar as pessoas que se interessam em saber mais sobre as técnicas sustentáveis de reciclagem, sobre a reutilização, a coleta seletiva e o tratamento de resíduos, o projeto “Recicle técnicas sustentáveis” trocará informações importantes com o público.

O Domingo no Campus também é espaço para cuidar e se informar sobre a saúde. Dessa vez o projeto “Discutindo saúde: prevenção contra a hipertensão” e os Médicos do Barulho, ganham dois fortes aliados: o projeto “Obesidade e hipertensão em adultos e jovens” da Faculdade de Medicina da UFJF, vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Nefrologia e o projeto “Programa Saúde na Escola: ações de promoção da saúde na infância e na adolescência” que, dentre outros temas, deseja mostrar para as crianças de forma lúdica a importância de uma alimentação saudável.

Também como parte da programação, o Grupo de Educação Tutorial (GET) da Medicina Veterinária desta vez traz informações importantes para quem come produtos de origem animal (POA). Com panfletos informativos e troca de conversas, visa a demonstrar os métodos corretos de manipulação e conservação do produto, bem como o entendimento sobre a segurança alimentar e o consumo consciente.

O Domingo no Campus é realizado com recursos de emenda parlamentar da Deputada Federal Margarida Salomão (PT-MG).