Representação da UFJF se dará pelos alunos Petrus Ferreira Renó e Heitor Teixeira Alves Carvalho

Entre esta quinta-feira, 14 e sábado, 16, será realizado o 51º Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), considerado o maior evento da especialidade na América Latina. Sediado em Fortaleza (CE), o congresso visa a reunir profissionais e acadêmicos para discutirem a respeito de inovações mercadológicas, atualizações científicas e novas técnicas. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será representada por meio da participação de dois de seus alunos, diretores do Comitê Brasileiro de Ligas Acadêmicas de Ortopedia e Traumatologia (CBLaot).

O evento será composto por palestras, demonstrações ao vivo de técnicas cirúrgicas, conferências, cursos, entre outras atividades. O destaque da programação é a presença de médicos reconhecidos internacionalmente na área da Ortopedia e da Traumatologia, cuja proposta é difundir um maior conhecimento de ponta para os participantes. O público-alvo consiste em médicos ortopedistas e residentes em ortopedia e traumatologia, além dos próprios acadêmicos de medicina. 

A SBOT, uma associação nacional de especialidade médica, é a principal representação de ortopedistas brasileiros. É de sua responsabilidade a promoção e formação de novos especialistas, oferecendo meios de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional. 

A representação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) acontecerá pela participação dos acadêmicos Petrus Ferreira Renó e Heitor Teixeira Alves Carvalho, ambos do 9º período do curso de Medicina e membros do Comitê Brasileiro das Ligas Acadêmicas de Ortopedia e Traumatologia. Os alunos estarão palestrando no evento, contribuindo ativamente com a divulgação científica de pesquisas desenvolvidas na Universidade. Além disso, a participação universitária também envolve o auxílio na montagem da programação científica, busca de Projetos de Extensão e Pesquisa, promoção de intercâmbios acadêmicos, entre outras funções. 

Renó acredita que a principal importância da participação no 51º Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia é aproximar acadêmicos de medicina com médicos das mais variadas regiões do país, facilitando a troca de conhecimento e experiências. Um de seus propósitos é expandir as ações da Universidade Federal de Juiz de Fora para além do campus, difundindo o conhecimento produzido na academia em âmbito nacional. “Como passamos por um período em que os alunos e as próprias instituições federais estão sofrendo um processo de desacreditação por uma esfera específica do governo, acredito ser importante informar a comunidade de que nossa medicina e nossos alunos não se resumem apenas à sala de aula, mostrando que estamos pelo Brasil afora tentando fazer a diferença.”

Demais informações podem ser encontradas no site do evento.