A aquisição de um drone para os projetos de extensão “Núcleo de Engenharia Pública” e “Núcleo de Atendimento Social da Faculdade de Engenharia” trouxe maior produtividade ao trabalho oferecido pela UFJF à comunidade. “Nós ganhamos mais agilidade no processamento de dados. Sem o drone gastaríamos uma semana para atender a um conjunto familiar, agora gastamos cerca de 20 minutos. O ganho de produtividade é bem alto e nos integra junto a outros projetos de extensão e do mestrado”, explica o coordenador Jordan Henrique de Souza.

Entre os exemplos de benefícios com a utilização do equipamento, Souza destaca uma grande preocupação dos agentes de saúde de Juiz de Fora: “durante o levantamento de um espaço, conseguimos detectar focos de dengue e encaminhamos diretamente para a secretaria municipal”.

O equipamento não beneficia apenas os projetos coordenados pelo professor Jordan de Souza. “O drone promove uma ação integradora, em que nossos alunos têm contatos com outros projetos e realidades e, assim, oferecemos um serviço mais efetivo para a sociedade.”

Segundo a coordenadora do projeto “Diagnóstico e gestão da manutenção em instituição filantrópica – Instituto Maria”, professora Maria Aparecida Hippert, o equipamento permite fazer o levantamento aéreo sem precisar estar na cobertura do espaço fisicamente, melhorando o uso do tempo e espaço. “Além disso, a integração com outros projetos é um processo benéfico porque aproveitamos melhor os recursos humanos e os equipamentos que conquistamos.”

Segundo a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, o drone proporciona um trabalho conjunto, no qual há uma colaboração mútua entre as equipes e entre as coordenações, resultando em uma ampliação do raio de atuação das ações extensionistas junto à comunidade. “É importante ressaltar que o equipamento que está sendo utilizado para documentar e conhecer melhor as áreas de atuação das extensões universitárias foi adquirido com recursos da UFJF para apoiar os projetos. Por meio desse apoio, os próprios grupos estão se articulando para utilizar da melhor maneira possível os recursos que a Instituição oferece.” A aquisição foi possível por meio do edital n° 003/2018,  que prevê o custeio de diárias, passagens aéreas e rodoviárias, veículo oficial e materiais de consumo e a cessão de equipamentos durante a vigência das ações.

Outras informações: (32) 2102-3959 – Pró-reitoria de Extensão (Proex)