Evento é organizado pelo projeto de extensão “Tecendo Interlocuções sobre as Relações entre Saúde Mental e Trabalho” (Foto: Pixabay)

Estão abertas as inscrições para o  2° Encontro de Saúde Mental e Trabalho, que acontece em 29 de novembro, das 8h às 18h, no Auditório da Faculdade de Direito, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  O evento gratuito é organizado pelo projeto de extensão “Tecendo Interlocuções sobre as Relações entre Saúde Mental e Trabalho”. 

Na programação, constam conferências sobre ‘Mal-estar na civilização e mal-estar no trabalho’, ‘Fatores psicossociais do trabalho” e ‘O direito ao trabalho’ , além de oficina sobre ‘Como construir um laudo pericial interprofissional’; e discussões abertas ao público.  Os interessados em participar devem fazer a inscrição on-line neste link.

A coordenadora da iniciativa e  professora do Departamento de Saúde Coletiva da UFJF, Andreia Aparecida de Miranda Ramos, explica que o 2° Encontro de Saúde Mental e Trabalho é aberto à comunidade acadêmica de instituições de ensino superior, aos trabalhadores de instituições públicas e privadas, aos representantes sindicais e de movimentos sociais e aos demais interessados na temática.

“O objetivo é fomentar as discussões em torno do campo da saúde mental e do trabalho, promover maior articulação  entre os trabalhadores, os profissionais e as instituições de ensino e assistência. Outro propósito é ampliar a presença deste tema nos currículos dos cursos de graduação, visto que se percebe  baixo conhecimento dos alunos e futuros profissionais em diferentes áreas”, acrescenta. 

Ainda de acordo com Andreia Ramos, a  proposta é que o evento torne-se permanente e anual na UFJF.  Atualmente, o projeto de extensão “Tecendo Interlocuções sobre as Relações entre Saúde Mental e Trabalho” conta com a participação da professora do Departamento de Saúde Coletiva da UFJF e de três alunas de graduação, sendo uma da Medicina e duas do Direito. 

Outras informações:  saudementaltrabalho.ufjf@gmail.com